Tudo sobre os lábios e suas principais alterações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a importância dos lábios para o nosso organismo

Todos os elementos bucais são importantes e representam algo para nossa saúde. Por isso, devemos sempre estar atentos a eles, sejam internos ou externos, como os lábios.

Todo mundo fica muito preocupado com os dentes, língua e gengiva, e acaba deixando de lado a região dos lábios. Entretanto, essa parte de nosso corpo também merece atenção.

Os lábios são responsáveis por diversas funções importantíssimas do nosso corpo. Eles sugam e envolvem os alimentos, além de auxiliar na fala e na deglutição.

Principais inimigos dos lábios

Diversos estudos apontam que alguns hábitos podem danificar seriamente o nosso lábio. Assim, alguns deles se destacam, sendo extremamente nocivos, como:

  • Tomar sol na região labial sem utilizar nenhuma loção protetora;
  • Excesso de tabagismo, que a longo prazo pode prejudicar bastante a região.

Principais problemas que afetam os lábios

Certas mudanças nos lábios como alterações de cor, tamanho e superfície ou envelhecimento podem parecer inofensivas. Porém, variações no aspecto estrutural dos lábios são o primeiro sinal de que algo está errado.

Assim, é importante que você preste atenção nela. Sobretudo, se eles apresentarem lesões ou sinais persistentes. Vamos conhecer os principais problemas enfrentados por essa estrutura:

Lábio Rachado ou fissurado

Lábios rachados podem estar relacionados ao clima seco ou até mesmo à temperaturas muito baixas. Contudo, outros diversos fatores podem ocasionar o problema, como:

  • Desidratação corporal;
  • Queimaduras nos lábios causadas pela exposição ao sol;
  • Contato com ar seco e baixa umidade;
  • O hábito de lamber os lábios excessivamente, pois este faz com que os ácidos da saliva entrem em contato com os lábios;
  • O hábito de respirar pela boca;
  • Ingestão deficiente de vitamina B;
  • Ingestão excessiva de vitamina A;
  • Alergia a alguns tipos de cosméticos e cremes dentais;
  • O uso de medicamentos como a tretinoína;
  • Estresse;
  • Infecções como a herpes labial;
  • Psoríase;
  • Tratamentos de radioterapia.

Lábios secos

Desidratação, queimaduras solares, tempo frio ou clima seco podem ser a causa do aparecimento de lábios secos.

Entretanto, o ressecamento da pele pode surgir como consequência de uma reação alérgica a batons, cremes dentários, alimentos ou bebidas. Por isso, os lábios podem tornar-se duros e secos, especialmente o inferior.

Ingerir bastante água, enxaguar bem a boca depois de lavar os dentes e usar hidratantes labiais adequados pode ajudar a reverter esta situação indesejada.

Lábios inchados

O problema pode ser fruto de alguma reação alérgica que proporcione o inchaço labial. Ele pode ser causado por medicamentos, alimentos e até mesmo partículas presentes no ar.

O tratamento varia, dependendo bastante da causa do problema. Apesar disso, geralmente o procedimento é bem tranquilo, fazendo com que os lábios voltem ao normal.

Outros problemas labiais

Além das anomalia já citadas, é importante ressaltarmos algumas outras comuns no meio odontológico. Muitos pacientes aparecem no consultório alegando possuir bolhas nos lábios.

O problema é bastante comum e geralmente está associado à herpes simples.

Além disso, lábios pálidos ou descoloridos podem indicar que o paciente possui algum problema cardíaco que dificulte a circulação ou até mesmo esteja com hemorragia.

O importante é, sempre que notar alguma peculiaridade em seus lábios, procurar um profissional de confiança. É sempre bom se prevenir. Em algumas situações, pequenas lesões podem indicar até mesmo um câncer de lábio.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!