Evite os lábios rachados com cuidados e hidratação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça algumas técnicas para inibir o ressecamento dos lábios

Você já sentiu os seus lábios rachados e ressecados? Quando isso acontece, eles apresentam um aspecto esbranquiçado e escamado que não agrada a ninguém.

Contudo, os lábios rachados não são apenas um incômodo estético, podendo causar dores para quem é afetado.

Lábios rachados, geralmente, estão relacionados ao clima seco, à temperaturas baixas. Mas, outros diversos fatores podem ocasionar o problema, como o uso de determinados medicamentos e deficiências nutricionais.

A descamação do lábio, além de dores e incômodos, também pode motivar sangramentos.

O que causa os lábios rachados?

Lábios secos ou descamados podem ser ocasionados por:

  • Desidratação corporal;
  • Queimaduras nos lábios causadas pela exposição ao sol;
  • Contato com ar seco e baixa umidade;
  • O hábito de lamber os lábios excessivamente, pois este faz com que os ácidos da saliva entrem em contato com os lábios;
  • O hábito de respirar pela boca;
  • A ingestão deficiente de vitamina B, encontrada no frango, na banana e no feijão, entre outros. Além disso, a falta de outros nutrientes como o ferro também aumentam a chance de lábio rachado.
  • A ingestão excessiva de vitamina A, encontrada em ovos e cenoura, entre outros.
  • Alergia a alguns tipos de cosméticos e cremes dentais;
  • O uso de medicamentos como a tretinoína;
  • Estresse;
  • Infecções como a herpes labial;
  • Psoríase;
  • Tratamentos de radioterapia.

Como cuidar dos lábios rachados?

Procurar manter os lábios hidratados é uma boa maneira de evitar o aparecimento de rachaduras. Desse modo, é indicado o uso de produtos como protetor labial, manteiga de cacau e creme bepantol.

Ainda, existem algumas receitas caseiras que podem ser úteis para quem quer evitar os lábios secos. Utilizar óleo de amêndoa, cera de abelha, óleo de coco ou azeite de oliva para hidratar os lábios são alguns dos exemplos.

Tomar água e manter o corpo hidratado também é uma boa dica. Além disso, o uso de batons que contenham filtro solar em sua fórmula impedem os problemas pela exposição do sol.

O que causa boqueira?

Boqueira é o nome popular das incômodas e dolorosas feridas que aparecem nos cantos da boca. Tecnicamente, essas feridas são chamadas de quelite angular.

Em geral, esse problema é fruto dos lábios ressecados. Porém, seu aparecimento também pode estar atrelado ao acúmulo de fungos ou bactérias nessa região.

Esse acúmulo se dá pela junção de saliva nos cantos da boca e pela falta de higiene bucal adequada.

Além disso, alguns outros fatores, como a idade, a ausência de dentes, o uso de dentaduras mal adaptadas ou aparelhos ortodônticos também facilitam o surgimento das feridas.

Outro risco que envolve a quelite angular é o desenvolvimento de infecções e a formação de pus ao redor.

O que cura boqueira?

Quando a boqueira não é tratada da maneira correta, pode deixar de ser um problema passageiro e se tornar um problema crônico.

Assim, é necessário o uso de medicamentos. Geralmente, o uso de pomadas é o mais indicado.

Contudo, nos casos menos graves, assim como nos lábios rachados, basta eliminar o causador da quelite angular para que os lábios possam se reestruturar.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.