Perda de dentes indica problemas na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira tratamentos para a perda de dentes

Quando nós estamos felizes, temos o costume de sorrir. Porém, a perda de dentes pode acabar com nossa alegria. Essa disfunção não é tão comum quanto parece, por isso procure um dentista assim que notar a queda do dente.

Cada um dos nossos 32 dentes é essencial para a nossa vida. Eles ajudam na fonética, na mastigação e na estética da nossa boca. Por isso, quando ocorre a perda de dentes, nós temos problemas com a nossa saúde bucal.

A perda de dentes é o resultado do enfraquecimento dos ossos que sustentam os dentes.

Causas da queda dos dentes

Algumas das doenças e infecções que podem causar a perda do dente são:

  • Doenças periodontais: A gengivite e periodontite são as causas mais comuns de perda dentária. Comprometem todos os os tecidos de suporte ao redor do dente, causando fragilidade óssea. Assim, os dentes caem.
    A) Sintomas: mau hálito, inchaço e vermelhidão ao redor dos dentes, sangramentos durante a escovação, sensibilidade nas gengivas e abscessos dentários.
    B) Tratamento: aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual guiada, limpeza e raspagem e alisamento radicular.
  • Falta de cuidados com a saúde bucal: quando não cuidamos da higiene oral, doenças e infecções são mais frequentes, inclusive as que causam a queda dos dentes.
    A) Sintomas: mau hálito, sangramentos durante a escovação, sensibilidade dentária.
    B) Tratamento: ir ao dentista para fazer uma limpeza completa.
  • Traumas dentários: quando sofremos um impacto muito forte no dente, ele pode acabar caindo.
    A) Sintomas: alteração da cor, dor, sensibilidade e necrose pulpar.
    B) Tratamento: o dentista colocar o implante dentário.
  • Diabetes: essa doença facilita a entrada de bactérias, já que a imunidade do nosso corpo está baixa. Assim, as doenças periodontais são mais frequentes.
    A) Sintomas: boca seca, mau hálito e infecções bacterianas e fúngicas.
    B) Tratamento: controle do nível de açúcar no sangue e uso de medicamentos ou insulina.
  • Perda óssea: é a perda do tecido ósseo alveolar, responsável por “segurar” os dentes. Sem esse tecido, os dentes caem.
    A) Sintomas: dor, sensibilidade, sangramento, inchaço, mau hálito e mobilidade dentária.
    B) Tratamento: descontaminação da raiz e por fim, aplicar um material para a nova formação do osso.
  • Cárie: lesão que perfura o esmalte do dente e pode comprometer a polpa dentária.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: ir até o dentista para que o profissional realize uma obturação.

Como evitar a perda dos dentes?

A perda dos dentes pode ser causada pela falta de cuidados orais. Por isso, você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros.

Por causa disso, escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Por fim, faça visitas regulares ao seu dentista de confiança. Com uma saúde bucal em dia, você pode manter um sorriso agradável e evitar a perda de dentes.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.