Batom clareia sorriso e aponta problemas na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O batom pode ajudar na hidratação dos lábios e até na cor do seu sorriso

Quando pensamos no sorriso perfeito, costumamos focar apenas nos dentes. Com isso, esquecemos de um elemento fundamental: os lábios! E para nos ajudar a realçar esse aspecto, podemos contar com o batom!

Sim, esse item tão comum nas nossas bolsas pode definir seu sorriso. Descubra como o batom pode ser um aliado – ou um inimigo – para seu sorriso e saúde bucal neste artigo!

O batom é uma mistura de substâncias que dão cor e textura aos lábios. São encontrados em forma líquida, pastosa e dura, e nas mais diversas embalagens. Podem ser encontrados por até 100 reais  e em todas as cores imagináveis.

O hábito de pintar os lábios já existia no Egito, mas por muitos séculos foi considerado pecaminoso e errado.

Apenas  no início do século XX que as mulheres europeias retomaram o hábito de usar batom no dia a dia e a prática passou a ser aceita. Atualmente, homens e mulheres utilizam-se do batom como estética.

Como o batom ajuda no sorriso?

batom e saúde bucal

A cor do batom que você escolhe pode deixar seu sorriso mais ou menos branco. E o problema não é a cor do seu dente, fique tranquilo!

Alguns tons podem dar a impressão de dentes mais amarelados, ao mesmo tempo que outros vão deixar seus dentes mais brancos, independentemente da cor original dos dentes.

Não é mágica! Esse mesmo efeito acontece com pessoas de pele clara ao colocarem roupas de tons avermelhados ou terrosos: a pele ficará mais bronzeada. Se colocar tons mais frios ou neutros, a pele ficará mais clara.

Qual é a cor certa?

O ideal é que você sempre teste os batons que combinem não só com seus dentes, mas com sua pele também. Alguns tons podem ser ótimos para os dentes, mas não valorizam sua pele.

Os batons com tons frios  fazem o dente brilhar e refletem um sorriso mais perfeito. Alguns exemplos dessas cores são as cores vinho, roxo escuro e os vermelhos mais fechados.

O que fazem dessas cores ideais é que todos eles têm alguma quantidade relevante de pigmento azulado, que é o responsável por neutralizar os tons amarelados.

Os batons com fundo quente fazem o efeito contrário, dando aos dentes um ar amarelo. Bons exemplos disso são os laranjas e rosas opacos.

Uma dica importante é usar tons mais escuros que a sua gengiva. Assim, mesmo as cores mais discretas podem ajudar a deixar os dentes mais brancos!

Existem riscos para a saúde?

Batom pode dar a impressão de dentes brancos

Sim, existem perigos do batom para saúde bucal. Como todos os produtos feitos com substâncias químicas, muitos cosméticos podem conter materiais nocivos à saúde.

O cuidado deve ser tomado com toxinas que são utilizadas para compor determinadas cores, como o chumbo, alumínio e óxido de titânio.

Quando aplicamos o batom na boca, ainda que em pequenas quantidades, é possível ingerir cerca de 24 a 87 miligramas do produto. Ou seja, ingerimos esses metais a cada uso!

A presença de chumbo é regulamentada, mas se for utilizada em grandes quantidades pode desencadear inúmeras doenças. É por isso que exitem as agências reguladoras.

Elas garantem que a quantidade presente nos batons não sejam nocivas à saúde. Para quem não quer correr o risco, existem diversos batons sem esses componentes.

Você pode encontrar alguns produtos de origem 100% vegetal, com baixo impacto ambiental e que não são testados em animais! Benefícios para você e para a natureza.

Meu batom gruda no dente. Devo me preocupar?

batons

Você demora alguns minutos para aplicar seu batom com perfeição. Sorri para o espelho e sai, achando que não terá mais problemas com isso. Então, pouco tempo depois, você percebe que os dentes estão manchados pelo batom.

Isso pode acontecer algumas vezes, mas se passa a acontecer com certa frequência, você deve ficar atento. O batom no dente é um alerta para sua saúde bucal!

As manchas podem indicar hipossalivação, um problema recorrente da falta de produção da saliva. É a saliva que protege os dentes de possíveis manchas, por isso se elas aparecem, apontam um erro nessa proteção.

Sendo assim, se você perceber a recorrência de batom nos seus dentes, procure seu dentista. A falta de saliva pode ser facilmente resolvida e tratá-la evita que você obtenha outros problemas bucais!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.