Como escovar os dentes corretamente? Veja e mantenha a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como escovar os dentes para cuidar da sua saúde bucal

Para manter a saúde bucal e evitar o desenvolvimento de cáries, mau hálito e placas bacterianas, escovar os dentes de maneira adequada e regularmente é fundamental. Os dentistas recomendam que a escovação seja feita pelo menos duas vezes ao dia e sempre antes de dormir, pois nesse momento há mais chances de proliferação de bactérias.

O primeiro passo é escovar os dentes com movimentos suaves e curtos. Dê uma atenção diferenciada para a margem da gengiva, para os dentes posteriores, para aqueles mais difíceis de alcançar e as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Escovar os dentes é um ato de higiene diário e deve ser incorporado à rotina. Além de manter a saúde bucal, uma escovação correta se mantém os dentes fortes e resistentes. Ainda, evita o desenvolvimento de cáries e outras doenças como gengivite e a periodontite, que causam dor, sangramentos e dificuldade para falar e mastigar.

Passo a passo de como escovar os dentes corretamente

  1. Comece escovando as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
  2. Siga fazendo a escovação das superfícies internas dos dentes superiores e inferiores;
  3. Escove as superfícies de mastigação;
  4. Faça movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora. Repita o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes; e
  5. Escove a língua fazendo movimentos para trás e para a frente.

Usar um enxaguante bucal e bochechar para finalizar é uma boa prática. Esse hábito elimina o mau hálito e também ajuda a manter a saúde bucal.

A pasta deve ter flúor na sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm. Você pode verificar essa informação no rótulo da embalagem e procurar pelo nome fluoreto de sódio. O ideal é usar cerca de 1 cm para adultos, e no caso das crianças, uma quantidade que corresponda ao tamanho de um feijão ou ervilha.

Qual a escova de dentes ideal?

Grande parte dos dentistas sugere que a escova de dentes tenha cerdas macias. Esse tipo é o melhor para a remoção da placa bacteriana e também dos resíduos de alimentos. É indicado procurar escovas com cabeças menores pois são mais adequadas e alcançam com facilidade todas regiões da boca.

É recomendado trocar a escova de dentes a cada três meses ou quando notar que ela está desgastada e com as cerdas tortas. Nem todos se atentam para esse detalhe, mas é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Para manter a higiene da escova e evitar cáries e outras infecções não compartilhe com outras pessoas. Guarde sua escova em um local seco, com os as cerdas viradas para cima. De preferência, proteja a escova com uma tampa.

Como escovar os dentes com aparelho

A escovação para quem usa aparelho ortodôntico é bem similar ao procedimento ao descrito acima. Use uma escova comum, e inicie com movimentos circulares entre a gengiva e a parte de cima dos braquetes, removendo a sujeira e placas bacterianas que podem estar nesta região.

O próximo passo é repetir o movimento na parte de baixo dos braquetes, removendo também a placa nesta região. Não esqueça de escovar também a parte interna assim como indicado no procedimento sem aparelho fixo e a língua.

Depois que terminar com a escova de dentes comum, usa a escova interdental para alcançar locais de difícil acesso e limpar as partes laterais dos braquetes. Essa escova tem uma ponta mais fina com cerdas. Por isso, é útil para quem usa aparelhos ou para quem tem próteses na hora de escovar os dentes.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.