Tipos de tratamento odontológico mais comuns

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tratamento odontológico é todo procedimento feito pelo dentista a fim de corrigir algum problema

Para manter o sorriso saudável, é preciso visitar o dentista periodicamente. Nas consultas de rotina, o profissional analisa o paciente e seus sintomas, e consegue definir se há necessidade de algum tratamento odontológico.

Tratamento odontológico é um campo muito abrangente. Neste artigo, vamos evidenciar quais são os mais comuns e explicar cada um deles.

Tratamento odontológico é todo procedimento feito pelo dentista a fim de corrigir algum problema, que pode ser de ortodontia, de endodontia, de implantodontia, de periodontia ou de estética.

Vamos agora aos tratamentos odontológicos mais comuns:

Extração do siso

A extração de siso acontece no momento em que o dentista verifica que a permanência do dente do siso não será benéfica para o paciente, comprometendo os outros dentes e a estrutura da arcada dentária.

Motivações para extraí-lo

  • Higiene inadequada da área quando o dente está muito encoberto;
  • Pressão nos dentes ao redor, desalinhando a arcada;
  • Má oclusão em virtude do siso;
  • Fala comprometida por causa do nascimento do dente;
  • Sisos que não conseguem nascer sozinhos por conta da ausência de espaço ou por estar mal posicionado;
  • Sisos que se infeccionam facilmente;
  • Quando o siso entra em contato com a raiz do segundo molar, o que ocasiona em dor, podendo até ser necessário fazer canal no futuro;
  • Se estão causando dor em outros lugares do rosto, como na mandíbula ou perto dos ouvidos.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento odontológico que envolve substâncias químicas, que modificam a cor do dente com o objetivo de deixá-lo mais branco e esteticamente mais bonito.

Tipos de clareamento

  • Clareamento a laser: talvez a técnica mais conhecida para deixar os dentes brancos rapidamente. É feita em consultório e, normalmente, exige mais de uma sessão. Você pode ler todos os detalhes do clareamento a laser aqui.
  • Clareamento com moldeira: outra técnica muito utilizada, conhecida como “clareamento caseiro”. O dentista cria uma moldeira de silicone que deve ser usada pelo paciente com um gel clareador. Confira aqui o artigo completo sobre clareamento com moldeira.

Tratamento de canal

O tratamento de canal é a recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, que remove o tecido pulpar e, em seguida, veda o canal.

Em resumo, quando um paciente chega ao dentista com o canal em crise, o tratamento dentário consiste em abrir o elemento dental, aliviar a dor, desalojar as bactérias invasoras dali e, por fim, remendar sua área interna.

Tratamento ortodôntico

Esse procedimento na odontologia é talvez o mais efetuado. É muito fácil achar alguém que teve que usar aparelho ortodôntico em algum momento da vida, por exemplo.

O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária, ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores.

Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Implante dentário

O implante dentário é um pino fabricado em titânio, em formato semelhante a um parafuso, e que ao ser fixado ao osso maxilar ou mandibular, serve para apoiar próteses dentárias.

Os implantes podem ser fixados em pacientes que têm ou não uma boa condição óssea. Neste segundo caso, é necessário realizar um enxerto ósseo, que consiste no preenchimento com osso do próprio paciente ou artificial.

Enxerto gengival

O tratamento é indicado quando a raiz do dente se expõe por conta de uma retração gengival, provocando sensibilidade a alimentos e bebidas. Isso também pode ocasionar em uma cárie de raiz, perda óssea e até mesmo perda do dente.

Existem três tipos para realizar a técnica:

Enxerto gengival livre

É retirado uma outra porção da gengiva para colocar no local onde o tecido encontra-se defasado.

Enxerto de tecido conjuntivo

Funciona de maneira semelhante ao processo de enxerto gengival livre, mas, nesse caso, é retirado uma porção da parte interna da gengiva.

Enxerto biossintético

O enxerto biossintético é feito com material sintético que possui as mesmas condições que a gengiva, sendo colocado no local da retração gengival de modo tapar a cavidade exposta.

Raspagem periodontal

A raspagem periodontal é um tratamento da odontologia que retira o tártaro acumulado nas superfície dental, entre os dentes e a gengiva. A aglutinação do tártaro é prejudicial para a saúde bucal.

Ele é resultado da calcificação da placa bacteriana, que, ao longo do tempo, causa inflamação das gengivas.

Dois tipos de raspagem:

Raspagem Supragengival

É caracterizado por aderir a parte visível do dente, ficando acima da borda da gengiva. Apresenta coloração amarelada ou esbranquiçada, sendo facilmente identificado. Esse tipo de raspagem é realizada para tratar a gengivite;

Raspagem Subgengival

Está localizado abaixo da gengiva, não podendo ser visto imediatamente, demandando um pouco mais de trabalho para o dentista. Sua cor é mais escura. Esse tratamento odontológico cuida da periodontite.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.