DENTISTAS

Fumo de mascar pode ser mais prejudicial à saúde que cigarro

Fumo de mascar pode ser mais prejudicial à saúde que cigarro

Apesar de parecer uma alternativa melhor, o fumo traz sérios riscos à saúde bucal dos usuários

Fumo de mascar nem soa tão perigoso quanto fumar um cigarro, não é mesmo? Porém, o que a maioria não sabe é que os danos causados por ambos são sérios.

Pelo fato de não liberar nenhum tipo de fumaça e gás, o fumo de mascar pode acabar enganando quem não conhece a substância e suas propriedades.

Fumo de mascar é um tipo de tabaco finamente moído ou triturado e umedecido. Normalmente, é colocada uma pequena quantidade do conteúdo entre o lábio e a gengiva.

Como funciona o fumo de mascar?

Esse tipo de fumo consiste basicamente em tabaco puro ou ainda uma mistura de tabaco e alguns outros agentes de sabor e aromatizantes.

O modo de usá-lo é sendo mascado ou sugado ao invés de fumado igual ao cigarro comum. Nesse caso, a pessoa que irá fumar deve então manter o produto entre a bochecha e a gengiva ou os dentes.

Dessa forma, é importante que frequentemente o usuário cuspa a saliva, de cor amarronzada, que se acumula na boca ao mascar.

Principais tipos de fumo de mascar

No mercado do tabaco, existem inúmeras marcas, sabores, aromas e preços de fumos para se comprar. Assim, todos os gostos são atendidos.

Porém, é possível dividir os fumos de mascar em duas categorias de forma geral. São elas:

  1. SNUFF: é um um produto que deriva do tabaco e que não gera fumaça, quando é do tipo úmido, é destinado apenas ao uso oral. O SNUFF é obtido a partir do processamento da folha de tabaco até obter um pó, que pode ser chamado de fine cut, ou tiras, conhecido por long cut. Esse produto é geralmente vendido na forma solta ou em sachês.
  2. SNUS: nesse caso, o tabaco depois de apurado é picado, seco, triturado, peneirado, aquecido com vapor e depois resfriado até o momento em que será consumido, chamado de pasteurização. É geralmente mantido na boca da mesma forma, porém sem mascar e não precisa ser cuspido, o que é o mais comum em outros tabacos mascáveis. No SNUS, é adicionado ainda à mistura de tabaco pasteurizado uma certa quantidade de carbonato de sódio, sal, água e agentes que dão o sabor e o aroma. Este é geralmente empacotado da mesma maneira que saquinhos de chá, ou solto, em forma de pó úmido.

As principais marcas são:

  • Copenhagen
  • Stokers
  • Longhorn
  • El toro
  • Stokers
  • Skoal
  • Grizzly
  • Redman
  • El Toro
  • Lancaster

Quais os malefícios do fumo de mascar?

Aos fumantes que já pensaram em trocar o cigarro convencional pelo de mascar, essa pode não ser uma boa escolha. Isso porque os riscos são os mesmos ou ainda mais graves.

Essa mudança envolve trocar um conjunto conhecido de riscos, como os que envolvem problemas nos pulmões, por riscos emergentes. Incluindo então câncer oral, doenças cardíacas e outros problemas.

Quem masca fumo, pode ainda desenvolver gengivite gravíssima. Além disso, os dentes escurecem rapidamente e causa halitose, o famoso mau hálito. Em alguns casos, causa ainda uma cárie dentária.

Mascar tabaco pode então ser ainda pior que fumar, pois, a nicotina é levada direto para a corrente sanguínea, devido aos vasos capilares que existem na boca facilitarem a ida até o sangue.

Portanto, independentemente se você fuma cigarro ou o fumo de mascar, a nicotina está presente e é viciante.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também