Tudo sobre o alinhamento dos dentes e seus tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Há mais de um tratamento para garantir seu sorriso perfeito

A busca pelos sorrisos perfeitos nunca termina. Talvez, o primeiro desafio para a maioria das pessoas seja o alinhamento dos dentes.

Nesse artigo vamos conversar mais sobre como funciona o alinhamento dos dentes. Claro, também está cheio de dicas de como conquistar o sorriso reto e harmonioso!

O alinhamento dos dentes é um processo que busca, com diversos tratamentos, colocar os dentes na posição correta. Os dentes tortos ou em tamanhos diferentes podem ser corrigidos com aparelhos ou pequenas intervenções, entregando resultados incríveis.

Por que os dentes desalinham?

Essa é a maior dúvida – e frustração – de quem tem dentes tortos. A verdade é que existem dois fatores definitivos para essa condição e nós só temos controle sobre um deles!

O primeiro fator é a genética. Mesmo que você cuide perfeitamente dos seus dentes desde bebê, os dentes tortos podem aparecer um dia.

O fator genético define tamanho, posição, espaço para os dentes… Basicamente, tudo. É algo que ainda foge do nosso controle.

O segundo fator, no entanto, é uma consequência dos nossos hábitos. Chupar os dedos na infância, traumas ou acidentes na região da mandíbula são alguns exemplos do fator ambiental.

A péssima notícia é que os dentes nunca “param”. Ou seja, mesmo depois de anos de aparelho, seus dentes podem entortar novamente!

Quais são os tratamentos possíveis?

Existem três tratamentos principais para correção dos dentes. Cada um é aplicado para um fim, mas podem ser usados em um mesmo caso também.

Aparelhos fixos e móveis

Nós já conversamos aqui sobre os tipos de aparelhos odontológicos. Eles são aparelhos alinhadores e podem ser fixos ou móveis, feitos dos mais diversos materiais.

O objetivo dos aparelhos é corrigir os dentes tortos, mas há modelos adaptáveis para corrigir outros problemas bucais. São o tratamento mais usado e o mais conhecido também.

Se usados da forma correta, oferecem resultados impressionantes. Para evitar o efeito rebote (os dentes entortando novamente) os dentistas indicam o uso do aparelho de contenção após o fim do tratamento.

O único problema desse tratamento é que ele é para efeitos de médio a longo prazo. Os pacientes costumam ficar, pelo menos, um ano em tratamento ativo.

Contorno estético

Muitas vezes seus dentes não estão tortos, mas também não estão alinhados. Um deles é maior que os demais, ou mais volumoso.

Seja qual for sua reclamação, há técnicas para resolver o problema. Nesses casos citados, um contorno estético é o suficiente para alcançar o sorriso alinhado.

O tratamento consiste em deixar os dentes no mesmo tamanho e volume. Na maioria dos casos, pode ser feito em uma única consulta com auxilio de lixas, restaurações e resinas.

Cirurgias

A odontologia já conta com diversas cirurgias que influenciam no alinhamento dos dentes. É o tratamento mais invasivo e nunca é a primeira opção para os dentistas.

A correção dos dentes pode precisar da cirurgia se o problema dos dentes tortos envolver a parte óssea, por exemplo. Na maioria das vezes, o procedimento é acompanhado pelo tratamento com aparelhos alinhadores.

É possível evitar que os dentes entortem?

Como já dissemos aqui, não é possível ter controle total sobre a estética dos dentes. No entanto, há medidas que podem ser tomadas para colaborar para o melhor cenário.

Em primeiro lugar, como sempre, manter uma excelente saúde bucal. Diversas doenças podem comprometer os dentes (como a cárie) ou a gengiva (como a periodontite).

Depois, podemos pensar em hábitos. Não chupar o dedo, não roer as unhas, não morder objetos ou alimentos duros são medidas que protegem seu dente e, consequentemente, o alinhamento dele.

Consultar um dentista desde a infância também é essencial. Ele pode diagnosticar problemas logo no inicio e indicar tratamentos efetivos.

Uma pessoa com problema no alinhamento dos dentes que usa o aparelho corretamente na infância terá um tratamento bem mais curto e eficaz do que um adulto, por exemplo.

Dúvidas sanadas? Agora já sabe: se quiser corrigir o alinhamento dos dentes, marque a consulta com seu ortodontista o quanto antes!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!