Tipos de aparelho de contenção e suas funções

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O aparelho de contenção é seu maior aliado na manutenção do sorriso perfeito

Quem passa por tratamento ortodôntico sabe bem que o uso do aparelho fixo é cheio de desafios. No entanto, a jornada pelos dentes perfeitos não termina com a retirada dos braquetes e fios. A próxima fase é o uso do aparelho de contenção.

Os dentes, após o fim do uso do aparelho fixo, tendem a retomar suas posições iniciais. Ou seja, sem um cuidado posterior, todo o tratamento feito é jogado fora. Por isso foi criado o aparelho de contenção.

O aparelho de contenção é usado para controlar o retorno dos dentes a sua posição original. Ele pode ser fixo ou móvel. O tempo de uso depende de cada tratamento, mas ambos são feitos para não atrapalhar a estética ou a fala. Confira abaixo qual a diferença entre os dois tipos e como deve ser feita sua higienização.

Aparelho de contenção móvel

O aparelho de contenção móvel é similar ao aparelho móvel tradicional, muito usado como tratamento antes do aparelho fixo.

Pode ser usado tanto na arcada superior quanto na inferior, mas, como contenção, seu uso se dá na arcada superior. O modelo encaixa nos dentes e no céu da boca, podendo ser retirado a qualquer momento pelo paciente.

Apesar de soar mais atrativo pela sua praticidade, esse modelo também tem um lado negativo. Muitos pacientes não usam o aparelho pelo tempo indicado pelo dentista, justamente por tirarem toda hora ou por se esquecerem de colocar.

Esse fator pode atrapalhar ou atrasar o tratamento. Por isso, fique atento: siga as instruções dadas pelo seu dentista e utilize o aparelho móvel de forma correta.

Para a higienização, os cuidados são mais fáceis. Nunca coma usando o aparelho e lave bem antes de guardá-lo. A lavagem também é simples, utilize uma escova mais dura e escove todo o aparelho com pasta de dente.

Depois é só enxaguar, secar e guardar no local adequado (esse modelo costuma vir com uma caixinha especial, evite guardar em outros locais).

Aparelho de contenção fixo

O aparelho de contenção fixo é usado apenas na arcada inferior. Isso acontece porque os dentes inferiores têm maior propensão de entortarem.

Uma barra é colocada atrás dos dentes inferiores e não atrapalha a estética do sorriso. Sua posição não interfere na fala, e o paciente se adapta facilmente ao uso.

O uso do aparelho de contenção fixo não causa transtornos. O único cuidado que os pacientes devem ter é com a higienização. Por conta da sua posição atrás dos dentes, a limpeza deve ser bem feita e com frequência.

A contenção fixa sem cuidados pode causar diversos problemas, inclusive nos ossos da mandíbula.

Quando a contenção não é mais necessária?

Somente o dentista pode estipular os prazos para a retirada do aparelho de contenção. Como cada paciente é único, os períodos podem variar de meses a anos.

O problema maior é que os dentes podem mudar sua posição ao longo da vida, por processos naturais de maturação do corpo. Comportamentos do paciente também podem causar mudanças.

Portanto, os resultados alcançados não são garantidos para a vida toda sem o uso do aparelho de contenção.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.