Escova ortodôntica auxilia na limpeza dental com aparelho

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a escova ortodôntica e outras ferramentas essenciais para a higiene bucal

Durante o tratamento ortodôntico, um dos maiores obstáculos é manter a limpeza dental de forma eficiente. Os fios, braquetes e outras estruturas podem atrapalhar. Para isso, a escova ortodôntica pode ser uma solução.

Alguns podem confundir a escova ortodôntica com a escova interdental. Apesar de ambas serem indicadas para quem usa aparelho fixo, elas têm funções distintas na escovação. Vamos conhecer?

A escova ortodôntica tem um formato diferente das tradicionais. Ela tem uma canaleta central adaptada que auxilia na higiene. O formato em “V” de suas cerdas permite uma maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho.

Escovas ortodônticas têm uma conformação adequada e adaptada aos braquetes. Dessa forma, facilitam a higiene bucal e alcançam os restos de alimentos que podem estar escondidos ou presos no aparelho.

Sabemos que a escovação é essencial para evitar complicações bucais, mas para quem usa aparelho fixo, é ainda mais importante. Suas estruturas propiciam a proliferação de bactérias e, portanto, o desenvolvimento de doenças.

Outras escovas para quem usa aparelho

Conheça a escova para aparelho

E não é apenas a escova ortodôntica que pode auxiliar a higiene durante o tratamento. Existem outras ferramentas que possuem especificações e adequações para o uso do aparelho.

Como mencionamos anteriormente, existe também a escova interdental. É um tipo de escova que auxilia na limpeza entre os dentes ou braquetes do aparelho. Ela é feita para deslizar facilmente entre as cavidades.

A interdental tem uma haste, onde o usuário pode segurar e manusear com mais facilidade, e seu funcionamento é similar ao do fio dental.

Além dessas duas escovas específicas, também existe um fio dental adaptado para quem usa aparelho e o passa fio. Afinal, seria bastante complicado fazer uso do fio sem qualquer auxílio.

O passa fio é um dispositivo em formato de agulha, que serve para amarrar as pontas do fio dental e manusear de forma mais simples. Por isso, os dentistas recomendam esse apetrecho para quem usa aparelho ortodôntico.

Já o fio dental adaptado tem uma ponto em riste e uma rede de fibras esponjosas que auxilia na limpeza. Desse modo, deve ser usado nos braquetes, na superfície dos dentes e próximo da gengiva.

Dicas para escovar os dentes com aparelho

Escova para quem usa aparelho fixo

Para uma limpeza específica durante o uso do aparelho, separamos aqui um passo a passo infalível:

  1. Antes de iniciar a escovação, o primeiro passo é retirar os elásticos ortodônticos ou qualquer parte removível do aparelho.
  2. Faça uma limpeza minuciosa do aparelho ortodôntico. Com ajuda da escova ortodôntica, esfregue bem os braquetes em um ângulo de 45 graus. Limpe bem ao redor dos arames e fios. Faça a escovação desde a parte superior até a inferior, e certifique-se que está retirando todos os restos de alimentos e placa bacteriana.
  3. O terceiro passo é escovar os dentes. É preciso muito atenção nessa fase. Faça a escovação de cada um dos dentes individualmente e use a escova para aparelho. Não esqueça de escovar na união entre o dente e a gengiva, pressionando suavemente e realizando movimentos circulares. Fique por cerca de 10 segundos em cada dente ou conjunto de dois dentes.
  4. Faça uso da escova interdental ou fio dental. Como ambos possuem a mesma função, converse com seu ortodontista para saber qual deles é o mais indicado. Em casos de dentes muito unidos, o fio é, geralmente, a melhor opção. Se o espaço entre seus dentes é normal ou maior, a interdental pode ser uma boca opção. Essa é uma fase muito importante, pois retira qualquer resto que tenha ficado para trás e evita a formação de tártaros.

Agora que você já sabe como realizar uma higiene bucal com aparelho, não deixe de fazer uso dos apetrechos essenciais como a escova ortodôntica. Em caso de dúvidas, procure seu dentista de confiança.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.