Placa Bacteriana indica problemas na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como remover a placa para ter um sorriso perfeito

Sabe aquela sensação de dente sujo? Ela indica mudança na saúde bucal e impede um sorriso saudável. Então, fique ligado, porque isso pode ser um sinal da placa bacteriana.

Toda pessoa tem uma fina camada da placa bacteriana entre os dentes. O problema é quando essa camada não é tratada.

A placa bacteriana é uma película grudenta e incolor formada por bactérias. Elas se proliferam com o açúcar da alimentação. As bactérias mudam o pH dos dentes e facilitam a entrada de mais delas na cavidade bucal.

Então, ocorre a formação da placa bacteriana.

Consequências da placa

A placa dental permite a entrada e acúmulo de mais bactérias nos dentes. Isso permite a evolução de sequelas bucais. Algumas das consequências são:

  1. Cáries;
  2. Dor no dente;
  3. Formação do tártaro;
  4. Doença periodontal- gengivite, periodontite e periodontite crônica;
  5. Perda do esmalte dental.

Como remover a placa?

Assim que a pessoa começar a sentir a placa bacteriana no dente, ela deve tomar cuidados necessários com a saúde bucal. Eles podem ser feitos em casa.

Quanto mais cedo ela for removida, melhor é o resultado. Por isso, a higiene bucal deve estar ativa. O uso da escova de dentes e do fio dental é essencial para a remoção da camada fina de bactérias.

Enxaguantes bucais também são recomendados. Eles limpam a cavidade bucal e removem a maior quantidade possível de bactérias.

Com essas pequenas atenções diárias, o equilíbrio entre limpeza e bactérias é atingido. E a sua boca fica protegida.

Placa Bacteriana e Tártaro

A placa dental é o acúmulo constante de bactérias na cavidade bucal. O tártaro é uma consequência de quando não tratamos a placa.

Ele é o acúmulo da placa bacteriana. Quando a placa entra em contato com a saliva, ela endurece e forma o tártaro.

Ao contrário da placa, o tártaro é visível. Ele apresenta uma cor amarelada ou amarronzada e também pode causar mau hálito.

O tártaro não pode ser removido em casa. É necessário que um dentista o remova. O procedimento é feito com a limpeza, com instrumentos específicos, como cureta.

Como prevenir a formação da placa?

Não é possível remover todas as bactérias da boca porque elas se proliferam constantemente. Então, o máximo que podemos fazer é tentar impedir o acúmulo delas. Para isso, é importante cuidar da higienização bucal.

Para evitar excesso de bactérias e futuros problemas bucais, é preciso escovar os dentes depois de todas as refeições. E depois de acordar e antes de dormir.

O ideal é a troca das escovas a cada 3 ou 6 meses. Isso impede que elas fiquem desgastadas e com cerdas tortas.

O uso do fio dental é necessário pelo menos uma vez ao dia. Enxaguantes bucais completam a higienização.

A placa bacteriana é formada com a ajuda dos açúcares na boca. Por isso, é bom evitar comer alimentos com açúcares e carboidratos quando não haverá uma higienização depois.

Como complemento, faça visitas regulares ao seu dentista de confiança! O profissional fará procedimentos simples, como a limpeza, para retirar a placa bacteriana dos lugares que são difíceis de alcançar.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.