Função do elástico odontológico no tratamento ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Para atingir o sucesso do tratamento, os elásticos devem ser presos no local correto

Em dado momento do tratamento ortodôntico, o uso do aparelho se torna mais intenso. Principalmente quando está chegando ao fim, e o dentista indica insere o elástico odontológico.

Esse adereço acaba causando muito incômodo em algumas pessoas. O elástico odontológico, de certa maneira, limita as ações da nossa boca enquanto usamos, além de parecer que está puxando nosso dente. E o objetivo é esse mesmo.

O elástico odontológico é uma liga elástica normalmente usada nos aparelhos fixos. Seu intuito é conduzir o posicionamento dos dentes de modo a corrigir uma má oclusão. Assim, quando o dentista percebe que algo não está de acordo com o planejado, ele solicita o uso para obter o resultado perfeito.

Seu foco pode ser exclusivamente em determinados dentes, em grupos ou até mesmo em ossos.

Há casos específicos que os dentistas recomendam em quem usa aparelho móvel. Mas, para isso, é instalado uma espécie de gancho no dente do paciente, onde será encaixado o elástico.

Temos de ressaltar que é raro um tratamento com aparelho ortodôntico que não faça uso do elástico. Sua utilização é muito importante porque ela acelera os resultados.

Como usar o elástico odontológico

Antes de tudo, precisamos dizer que esse tópico pode variar de acordo com a recomendação dos dentistas, baseado na necessidade do paciente. Aqui, vamos expor quais os casos mais comuns.

Alguns especialistas indicam sua utilização em tempo integral. Ou seja, durante todo o dia, o paciente deve estar acompanhado do elástico ortodôntico.

Sendo retirado somente nos momentos de alimentação e de higienização, voltando a usá-lo imediatamente depois.

Outros profissionais orientam colocá-lo somente no período noturno. Portanto, o paciente apenas o utilizará quando for dormir.

Para atingir o sucesso do tratamento, os elásticos devem ser presos no local correto. Se mal posicionados, estimulam o movimento indesejado do dente, desencadeando uma série de complicações.

Além de atrasar o processo, o efeito poderia apontar uma direção para o dente se sobrepor ao outro. Seu manuseio inadequado também causa reabsorção da raiz, perda óssea e retração da gengiva.

Os elásticos odontológicos não são usados por muito tempo. Entretanto, em virtude do desconforto que causam, os pacientes normalmente querem tirá-lo logo. Fique tranquilo, após os primeiros dias você irá se acostumar.

O dentista pode exigir a aplicação do elástico logo que o paciente colocar o aparelho ortodôntico, para corrigir os dentes mais tortos, ou ao fim, antes de removê-lo, para agilizar o encaixe ideal dos dentes.

Esse período vale a pena, e é de suma importância para a correção dos dentes. Seguir com o uso é fundamental para conquistar um sorriso harmônico e saudável.

Troca do elástico

Os elásticos para aparelho devem ser trocados uma vez ao dia, pelo menos. O objetivo é fazer com que a pressão que ele impõe ao dente seja constante.

Dessa forma, trocando o elástico frequentemente, ele não perde a força e continua a movimentação dos dentes com a qualidade esperada.

Onde comprar elásticos odontológicos

Quando sua aplicação for prescrita, é costumeiro os dentistas fornecerem algumas dezenas, que normalmente durarão até a próxima consulta.

Mas caso isso não aconteça e seja necessário comprá-los por conta própria, os elásticos odontológicos são facilmente encontrados em sites que vendem produtos voltados para odontologia.

Seu preço varia de R$ 7,00 a R$ 20,00 dependendo da loja e da quantidade.

Dica: caso você seja alérgico ao látex, relate ao seu dentista. Atualmente, há elástico odontológico que não possui essa substância na sua composição.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.