PACIENTES

Mitos e verdades sobre a cárie causam dúvidas entre os pacientes

Mitos e verdades sobre a cárie causam dúvidas entre os pacientes

Cárie é um problema comum, mas pode causar dúvidas entre os pacientes

A cárie é um dos problemas na odontologia mais comuns e mais antigos. Talvez seja por isso que existam então ao seu redor tantos mitos e verdades sobre a cárie.

É comum que muitos pacientes cheguem até o consultórios com vários questionamentos sobre a doença. Porém, muitos não sabem que nem tudo é verdade e existem vários mitos e verdades sobre a cárie.

Os mitos e verdades sobre a cárie podem ter diferentes origens. Um comentário de um conhecido, alguém que já teve a doença ou até mesmo sintomas parecidos com o da cárie, podem ser o suficiente para questionamento.

Dessa forma, foi por isso que preparamos este artigo, para sanar suas dúvidas. Vamos nessa?

Depois de Tratada, a Cárie Nunca Mais Aparecerá?

Mito. Na verdade, esse é um caso que depende de paciente para paciente e os cuidados que cada um tem em casa. Se seguem as orientações do dentistas ou não, por exemplo.

De forma mais técnica, o que acontece é que, no tratamento da cárie, a cavidade do dente é completamente restaurada. Sendo assim, o motivo pelo qual ela apareceu não estará mais presente.

Porém, é nesse momento em que caímos novamente no que já foi explicado. O principal causador foi eliminado, mas se o paciente não cuidar, ele pode sim voltar ou ainda um outro agente que cause a cárie dentária.

Escovar os Dentes Antes de Dormir Ajuda na Prevenção da Cárie?

Verdade. Realizar uma boa escovação com a pasta de dente ideal após todas as refeições é o mais indicado por todos os dentistas. Dessa forma, principalmente a última antes de dormir, é mais importante ainda.

Isso se dá principalmente pois, o momento em que estamos dormindo, é quando passamos a maior parte do tempo sem uma produção constante de saliva, que ajuda na limpeza da cavidade bucal.

Além disso, as pessoas que dormem com a boca aberta ou roncam, tendem a manter a parte interna de sua boca em exposição e contato com bactérias presentes no ar. Isso pode então facilitar o desenvolvimento de cáries.

Chiclete Sem Açúcar Ajuda no Combate a Cárie?

Mito. Por mais que as gomas de mascar que não tenham adição de açúcar em sua composição sejam mais benéficas e não contribuam com a manifestação da cárie, em momento algum ajudam no seu tratamento.

Alimentação Pode Estar Relacionada com o Aparecimento de uma cárie?

Verdade. Principalmente os alimentos ricos em açúcar e os gordurosos, são os mais propícios e agradáveis para que as cáries se desenvolvam.

Comer doce em excesso ou antes de dormir, são situações que têm um alto risco de ocasionar o aparecimento das bactérias que causam tal patologia.

Os tão famosos e adorados salgadinhos de pacotinho também são vilões em potencial.

Uma vez que se espalham com facilidade e aderem muito a boca, são difíceis de serem completamente removidos. Esses resquícios também contribuem então para o surgimento da cárie.

Todos esses mitos e verdades sobre a cárie são um alerta para evitar que essa doença desagradável o atinja. Porém, aos primeiros sinais procure seu dentista e faça o tratamento correto!

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também