Aparelho ortodôntico melhora a saúde bucal e o sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conhecidos por transformar sorrisos, os aparelhos são muito mais do que um tratamento estético

O aparelho ortodôntico pode ser colocado em diferentes fases da vida, e para quem acha que o único objetivo é estético, se engana. Os benefícios vão muito além.

Dentes tortos ou desalinhados dificultam a limpeza dental e aumentam o risco de cáries. Uma arcada desalinhada também interfere na fala e gera problemas na mandíbula. Por isso, o aparelho ortodôntico é recomendado.

O aparelho ortodôntico é usado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem de maneira equivocada. Servem para corrigir a posição dos dentes ou para fins estéticos.

Seja por razões funcionais ou para deixar o sorriso mais bonito, muitos dentistas indicam a colocação dos aparelhos ortodônticos.

Existem vários tipos de aparelhos, dentre eles os fixos e os removíveis. Portanto, o tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do profissional especializado em ortodontia.

Os dentes podem se mover e endireitar em qualquer idade. Como os ossos dos adultos deixam de crescer, os tratamentos podem ser mais prolongados nos adultos do que nas crianças.

É possível que alguns tipos de correções dentais e não possam ser feitas em adultos unicamente com o aparelho dental.

Nesses casos, outros tipos de aparelhos e procedimentos são recomendados para atingir os resultados desejados.

Tipos de aparelho ortodôntico

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: os removíveis e os fixos. Os removíveis são encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente ou ortodontista, e dependem da colaboração do mesmo.

Podem ser ortodônticos (realizam pequenas movimentações dentárias) ou ortopédicos (utilizados nas correções de alterações ósseas de crescimento).

O aparelho dentário removível ortopédico geralmente é colocado em crianças e adolescentes na fase de crescimento.

O objetivo é inibir, estimular o desenvolvimento dos ossos, ou ainda, redirecionar uma tendência de crescimento desfavorável. Portanto, para serem efetivos devem ser usados pelo maior número de horas por dia.

Os aparelhos fixos são usados quando o objetivo é movimentar dentes no osso. Desse modo, são compostos por braquetes que podem ser metálicos, plásticos ou de porcelana, que suportam o arco metálico.

Com o uso de aparelhos fixos é possível estabelecer um sorriso equilibrado.

Por isso, cada aparelho dentário possui uma indicação precisa e quem vai determinar qual o melhor tipo e quanto tempo de tratamento é a arcada do paciente.

Os aparelhos são projetados e planejados para correção da arcada da melhor maneira, e em menor tempo possível.

É complicado prever quanto tempo irá durar um tratamento. Afinal, vai depender de vários fatores como: resposta biológica do organismo, tipo de má oclusão, tipo de aparelho indicado e colaboração do paciente.

O importante é procurar um profissional especializado, usar o aparelho da melhor maneira possível e comparecer as consultas de manutenção mensais para ativação e controle.

Vale lembrar que com o avanço das tecnologias existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico invisíveis.

aparelho ortodôntico pode ser de policarbonato, safira, porcelana ou alinhador transparente. Essas opções são consideradas estéticas, já que suas peças de suporte se confundem com a coloração do dente ou nem aparecem.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.