Confira aqui como a qualidade de vida pode ser impactada pela saúde bucal
Na procura de manter uma qualidade de vida ideal, muitas pessoas cuidam da alimentação e fazem exercícios diários. Mas, e aí, você consegue pensar em mais um hábito que ajuda a manter a qualidade da vida?
Se a sua resposta for higiene oral, você está certo! Para manter a qualidade de vida positiva, ter cuidados básicos e diários com a saúde bucal é fundamental. Assim, você garante benefícios funcionais e estéticos.
A qualidade de vida indica o nível das condições básicas do indivíduo. Por isso, ela pode ser tanto boa como ruim. No entanto, a busca é sempre pelo lado positivo.
Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a relação da qualidade de vida e saúde bucal. Vamos começar?
Vantagens dos Cuidados Bucais
Para ter uma boa qualidade de vida, você precisa cuidar da saúde bucal. Mas por que isso?
A resposta é simples: a saúde bucal é a união de diversos fatores que juntos mantém a higiene dos dentes e evitam a proliferação de doenças. Desse modo, com a prevenção contra doenças você mantém uma boca saudável.
Entre as vantagens do cuidado com a saúde bucal estão:
- Estética dos dentes: manutenção do sorriso bonito, com dentes brancos e alinhados;
- Funcionalidade: todos os elementos bucais mantém as funções necessárias para a sua saúde;
- Alta na autoestima: ter o sorriso bonito traz mais confiança e segurança; e
- Socialização: com o sorriso bonito, se aproximar das pessoas fica mais tranquilo.
Além dessas vantagens, o cuidados com os elementos bucais ainda trazem benefícios para as funções mastigatória, fonética e respiratória.
Minha Qualidade de Vida está Prejudicada?
A pergunta para essa resposta, entre outros fatores, está associada a sua condição de saúde bucal. Como já vimos, a manutenção dos cuidados bucais trazem muitos benefícios.
No entanto, quando há falta de higienização oral, a nossa qualidade de vida é prejudicada. Isso porque estamos suscetíveis às doenças. Algumas das alterações que prejudicam a nossa vida são:
- Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos. Também pode ser causada por conta de complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca;
- Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca;
- Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana;
- Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza; e
- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.
Todas essas alterações impactam negativamente na nossa vida. Afinal, muitas funções ficam comprometidas quando a saúde da nossa boca também está.
Além disso, toda a estética do sorriso é afetada. Desse modo, os dentes podem ficar mais amarelados e desalinhados.
Em casos mais graves, a falta de cuidados bucais pode até desencadear na perda de dentes. Com isso, o paciente perde autoestima, ou seja, fica mais inibido de sorrir. E isso afeta a socialização da pessoa.
Mantenha Cuidados Bucais
Para evitar doenças e alterações prejudiciais à sua saúde, mantenha hábitos de higiene oral. Por isso, escove os dentes, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.
Por fim, marque consultas regulares ao dentista de confiança. Assim, você garante a saúde da sua boca e aumenta a sua qualidade de vida.