Qualidade de vida: como a saúde bucal pode influenciar?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a qualidade de vida pode ser impactada pela saúde bucal

Na procura de manter uma qualidade de vida ideal, muitas pessoas cuidam da alimentação e fazem exercícios diários. Mas, e aí, você consegue pensar em mais um hábito que ajuda a manter a qualidade da vida?

Se a sua resposta for higiene oral, você está certo! Para manter a qualidade de vida positiva, ter cuidados básicos e diários com a saúde bucal é fundamental. Assim, você garante benefícios funcionais e estéticos.

A qualidade de vida indica o nível das condições básicas do indivíduo. Por isso, ela pode ser tanto boa como ruim. No entanto, a busca é sempre pelo lado positivo.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a relação da qualidade de vida e saúde bucal. Vamos começar?

Vantagens dos Cuidados Bucais

Para ter uma boa qualidade de vida, você precisa cuidar da saúde bucal. Mas por que isso?

A resposta é simples: a saúde bucal é a união de diversos fatores que juntos mantém a higiene dos dentes e evitam a proliferação de doenças. Desse modo, com a prevenção contra doenças você mantém uma boca saudável.

Entre as vantagens do cuidado com a saúde bucal estão:

  • Estética dos dentes: manutenção do sorriso bonito, com dentes brancos e alinhados;
  • Funcionalidade: todos os elementos bucais mantém as funções necessárias para a sua saúde;
  • Alta na autoestima: ter o sorriso bonito traz mais confiança e segurança; e
  • Socialização: com o sorriso bonito, se aproximar das pessoas fica mais tranquilo.

Além dessas vantagens, o cuidados com os elementos bucais ainda trazem benefícios para as funções mastigatória, fonética e respiratória.

Minha Qualidade de Vida está Prejudicada?

A pergunta para essa resposta, entre outros fatores, está associada a sua condição de saúde bucal. Como já vimos, a manutenção dos cuidados bucais trazem muitos benefícios.

No entanto, quando há falta de higienização oral, a nossa qualidade de vida é prejudicada. Isso porque estamos suscetíveis às doenças. Algumas das alterações que prejudicam a nossa vida são:

  • Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos. Também pode ser causada por conta de complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca;
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca;
  • Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana;
  • Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza; e
  • Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Todas essas alterações impactam negativamente na nossa vida. Afinal, muitas funções ficam comprometidas quando a saúde da nossa boca também está.

Além disso, toda a estética do sorriso é afetada. Desse modo, os dentes podem ficar mais amarelados e desalinhados.

Em casos mais graves, a falta de cuidados bucais pode até desencadear na perda de dentes. Com isso, o paciente perde autoestima, ou seja, fica mais inibido de sorrir. E isso afeta a socialização da pessoa.

Mantenha Cuidados Bucais

Para evitar doenças e alterações prejudiciais à sua saúde, mantenha hábitos de higiene oral. Por isso, escove os dentes, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.

Por fim, marque consultas regulares ao dentista de confiança. Assim, você garante a saúde da sua boca e aumenta a sua qualidade de vida.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!