Manter uma vida saudável beneficia a saúde bucal

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Confira as vantagens de ter uma vida saudável para a sua saúde bucal

Todo o cuidado que tomamos com as nossas escolhas influenciam nossa saúde. Quando adotamos uma vida saudável, melhoramos nossa qualidade de vida em vários aspectos. Nosso organismo fica mais forte e resistente.

Ter uma vida saudável nos dá mais energia. Além disso, o nosso corpo fica protegido contra organismos estranhos. A nossa saúde bucal, por exemplo, é extremamente beneficiada quando levamos uma vida focada na saúde.

A vida saudável é um estilo de comportamentos e hábitos adotados por algumas pessoas. Elas prezam por atitudes que favorecem o organismo e deixa o nosso corpo mais resistente.

Ficou curioso sobre como vida saudável e saúde bucal podem se interligar? Então vamos descobrir!

Como ter uma vida saudável

Em primeiro lugar, separamos algumas dicas que podem te ajudar a começar a ter comportamentos mais saudáveis. Eles são:

  • Se organize: faça listas, não deixe tudo para depois;
  • Comece a comer de forma mais equilibrada;
  • Faça visitas ao seu dentista e médico;
  • Faça exercícios físicos; e
  • Trace metas e objetivos.

Alimentação balanceada

Além das dicas que demos, é importante você focar na sua alimentação para manter a sua saúde bucal. Os nossos hábitos saudáveis refletem no estado da nossa boca.

Por isso separamos alguns alimentos que fortalecem os nossos dentes. Algumas comidas limpam a nossa boca e até diminuem a quantidade de bactérias presentes.

Alimentos que são essenciais para a nossa saúde bucal:

  • Leite: ele é uma fonte de minerais, como o cálcio e o fósforo, e também é fonte de proteínas e vitaminas, que ajudam os dentes a crescerem mais resistentes;
  • Brócolis, espinafre e acelga: são ricos em cálcio;
  • Hortaliças: têm cariostáticos e anticariogênicos, que reforçam a proteção contras as cáries;
  • Queijo: tem proteína que repara o esmalte dentário;
  • Frutas: limpam o dente e impedem o acúmulo da placa bacteriana;
  • Pepino: auxilia na limpeza dentária;
  • Aveia, granola e linhaça: impedem o acúmulo da placa bacteriana;
  • Uvas-passas: impedem o acúmulo da placa bacteriana;
  • Vitamina D: ajuda na fixação do cálcio nos ossos;
  • Peixes: fortalecem os dentes fracos;
  • Morango: elimina as manchas mais superficiais dos dentes e auxilia no fortalecimento da gengiva.
  • Leguminosas: têm o fósforo, que é um mineral importante na formação dos dentes; e
  • Óleos e gorduras: impedem a fixação e o acúmulo de bactérias.

Não esqueça dos cuidados bucais

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros e garantir hábitos saudáveis para os dentes. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Além disso, é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Com uma vida saudável, você tem um sorriso perfeito!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

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