Raspador de língua auxilia na manutenção da saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O uso do raspador de língua é primordial para combater a saburra lingual

A língua possui papel fundamental na saúde bucal. Se negligenciada, pode causar até mau hálito. Para limpá-la de maneira adequada, utilize o raspador de língua.

Se você notar que sua língua está com uma coloração mais esbranquiçada, como se houvesse uma camada sobre ela, isso significa que a limpeza não é está apropriada. O raspador de língua ajudará a remover os resquícios de comida que fomentam a proliferação de bactérias.

O raspador de língua é uma ferramenta de higiene bucal que serve para retirar a crosta branca que se forma na língua quando não limpamos ela corretamente, que normalmente é feito propriamente com a escova de dente.

Essa crosta branca carrega o nome de saburra lingual, que é uma secreção branca ou amarela que se instala no dorso da língua, mais precisamente nas papilas gustativas.

As bactérias ali presentes se alimentam dos restos de comida e das células mortas. Ou seja, para que isso se desenvolva a ponto de afetar o hálito, a má limpeza acontece há algum tempo.

Se você estiver utilizando o raspador e perceber que o problema persiste, não force! Isso poderia causar lesões na língua. Assim, ela descamaria, aumentando o número de bactérias.

Além disso, ela ficaria com uma sensibilidade alta, prejudicando a ingestão de alimentos e a limpeza. Portanto, não imponha uma força abrupta, tampouco seja agressivo. Essa não é o melhor modo de limpá-la.

Como usar o usar o raspador de língua

O formato do raspador lingual ajuda bastante durante o manuseio pois lembra um rodo. Sua haste também se encaixa anatomicamente à mão, o que facilita.

Vamos agora ao passo a passo de como usá-lo, que é simples:

  • Utilize o raspador após a escovação. As placas bacterianas entrarão em contato com a língua. Dessa forma, ao passar o raspador depois de escovar os dentes, garante que nenhuma sujeira irá se acumular na língua;
  • Realize movimentos como se estivesse varrendo a língua. Mas lembre-se: sempre de trás para frente;
  • Você pode usar sprays específicos, se quiser. Eles ajudam na hora da limpeza, mas devem estar acompanhado do raspador para serem eficientes. Como o creme dental, que tem sua particularidade, mas precisam da escova de dentes para funcionar de maneira efetiva.

Diferença entre raspador e limpador de língua

Embora os dois tenham a mesma funcionalidades, cada um apresenta uma especificidade que, na verdade, é mínima.

O limpador de língua, ao contrário do raspador, tem cerdas na ponta. Dessa maneira, causa mais enjoo às pessoas que possuem sensibilidade. Porém, é recomendado em casos que a saburra lingual em grau mais avanaçado.

O limpador requer atuação conjunta com sprays. Imagine a escovação sem pasta de dente. Ela não será eficaz como deveria. Já com o raspador, não é necessário. Pode-se usar, mas não é regra.

De qualquer forma, ambos são importantes para a limpeza da boca. O que varia mesmo é a preferência da pessoa, que podem se sentir mais confortáveis utilizando um ou outro.

Se interessou pelo raspador de língua? Consulte seu dentista antes. Ele indicará um que melhor se adeque às características da sua língua.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.