Dentes perfeitos: hábitos e tratamentos ideais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Forma e posição ideal dos dentes variam de pessoa para pessoa

Cuidar dos dentes é essencial para manter o sorriso saudável. Afinal, todo mundo deseja ter dentes perfeitos.

Quando pensamos em dentes perfeitos, idealizamos um sorriso sem dentes tortos e cheio de saúde. Contudo, o que muitos não sabem, é que conquistar o sorriso perfeito é mais fácil do que se pensa.

Dentes perfeitos são aqueles que harmonizam com a face do paciente e com os outros elementos ao seu redor, como as gengivas, os lábios e o sorriso. Desse modo, não existe um padrão único para o dente ideal.

Como são os dentes perfeitos?

Em geral, existem algumas características de dentes perfeitos que indicam a harmonia do sorriso. São elas:

  • Proporção entre os dentes: essa é a relação entre o comprimento e a altura dos dentes. Para isso, devem ser consideradas a altura do sorriso do paciente e o quanto os dentes aparecem quando os lábios estão em repouso;
  • Posição dos dentes: essa se refere à distribuição dos dentes na arcada dentária. A linha média (que consiste no ponto de contato entre os dois incisivos centrais) deve estar alinhada com o nariz e o queixo do paciente;
  • Formato dos dentes: o formato ideal para cada pessoa depende do formato de outros elementos do seu rosto, como as gengivas e os lábios. Assim, eles podem ser retangulares ou triangulares;
  • Cor dos dentes: a coloração natural do dente varia de pessoa para pessoa. Contudo, o ideal é que ela se mantenha entre os tons claros.

Como conseguir dentes perfeitos?

Quais são as características dos dentes perfeitos?

Muitas pessoas se perguntam como ter dentes perfeitos.

Desse modo, manter a higiene e a saúde da boca é uma das principais maneiras para quem quer alcançar o sorriso branco e prevenir possíveis doenças.

Quando falamos em saúde bucal, alguns cuidados são cruciais. Entre os principais estão:

Escovar os dentes

Escovar os elementos da arcada dentária é um passo importante para evitar o aparecimento de manchas amareladas nos dentes, causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

Além disso, essa placa pode se transformar em tártaro, que possui tom amarelado e é esteticamente desagradável. A melhor maneira de realizar a escovação é utilizados escovas com cerdas macias e pasta dental adequada.

Utilizar fio dental

É recomendado passar fio dental entre os dentes pelo menos uma vez ao dia. Isso porque o hábito auxilia a retirar excessos de comida presos entre os dentes e proporciona uma limpeza mais profunda.

Utilizar enxaguante bucal

O enxaguante bucal ajudar no clareamento e na proteção dos dentes. Além disso, esse produto também age contra o mau hálito.

Contudo, é importante ressaltar que esse produto não deve ser utilizado para substituir a escovação.

Hábitos para manter os dentes perfeitos

Sorriso perfeito apresenta harmonia com o rosto

Existem alguns hábitos também auxiliam a manter os dentes perfeitos. Entre eles, estão:

Alimentação saudável e cheia de vitaminas.

Alimentos com grande quantidade de açúcar é prejudicial para a saúde dos dentes, uma vez que provocam problemas como as cáries.

Porém, manter uma alimentação saudável, com a ingestão de frutas fibrosas ou alimentos ricos em cálcio, é uma ótima forma para os dentes ficarem fortalecidos.

Evitar hábitos prejudiciais

Alguns hábitos prejudicam diretamente os dentes brancos.

Ingerir bebidas como café, refrigerante e vinho, que possuem altos níveis de pigmentação, provocam manchas e escurecem os dentes, por exemplo.

Já as substâncias contidas em cigarros também atuam no escurecimento dos dentes, além de causarem outros problemas para a saúde oral, como o mau hálito.

Visitar o dentista

Visitar o médico dentista de maneira periódica é outro hábito essencial para manter o sorriso saudável.

Isso porque o profissional pode agir na prevenção e no tratamento de doenças que prejudiquem a estética do sorriso e dos dentes.

Tratamentos para conquistar dentes perfeitos

Tratamentos estéticos para deixar os dentes brancos

Existem ainda tratamentos e procedimentos específicos que podem ser realizados por um profissional especializado em odontologia estética para quem quer conquistar os dentes perfeitos. São eles:

Clareamento dental

Os procedimentos de clareamento se utilizam de um gel ativado para deixar os dentes mais claros.

Assim, eles podem ser feitos em casa, através da técnica do clareamento caseiro, ou no consultório do dentista, através do clareamento dental a laser.

Faceta de porcelana

Essas ferramentos são lâminas de porcelana que deixam o seu dente mais branco.

Os dentes de porcelana também são uma ótima técnica para quem quer promover o alinhamento dentário.

Lentes de contato dental

As lentes de contato específicas para os dentes também otimizam a aparência dos dentes, alterando sua coloração e  seu alinhamento.

Tratamentos ortodônticos

Essa dica é voltada para aqueles que tem dentes tortos ou desalinhados em suas arcadas dentárias.

Nesses casos, o uso de aparelhos ortodônticos é indicado. Essa técnica promove o reposicionamento dos dentes de maneira segura e eficaz.

Lembre de consultar o seu dentista de confiança para conferir os melhores métodos para alcançar dentes perfeitos. Os tratamentos existentes, combinados com os cuidados necessários, são a chave para atingir um sorriso branco e saudável.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!