Vantagens e desvantagens do clareamento dental caseiro

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O clareamento dental caseiro tem seus prós e contras quando comparado ao clareamento a laser, veja como ele funciona

O cuidado com os dentes não é só uma questão de higiene, mas também de apresentação. Afinal, o sorriso é nosso cartão de visitas, não é mesmo? E para que ele fique ainda mais bonito, existem métodos para deixá-lo branquinho, como o clareamento dental caseiro.

O tabagismo, a ingestão de remédios, a idade ou até mesmo uma herança genética podem deixar os dentes amarelados. Essa particularidade é um incômodo para muitas pessoas, que buscam por meio de clareamentos, melhorar a aparência dos dentes. Uma das opções mais acessíveis dentre as técnicas usados no mercado é o clareamento dental caseiro.

O clareamento dental caseiro é realizado em casa pelo paciente. Apesar de não ser realizado no consultório, necessita de acompanhamento do dentista. Ele fica encarregado de confeccionar uma moldeira personalizada para o paciente, fornecer o gel a base de peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e monitora semanalmente a evolução.

Clareamento dental caseiro x clareamento dental a laser

Para começar, devemos dizer que o clareamento dental a laser, por ser realizado exclusivamente nas clínicas odontológicas, utiliza produtos muito mais fortes que clareamento caseiro.

O peróxido de hidrogênio aplicado nos consultórios pode ser até três vezes mais potente do que o peróxido de carbamida utilizado no branqueamento dental caseiro.

Outra desvantagem do clareamento caseiro é que, nem sempre a tonalidade desejada é alcançada. O oposto do processo realizado no consultório, que possui uma alta margem de sucesso e costuma apresentar bons resultados em 2 ou 3 sessões.

O método caseiro não tem tanto êxito, normalmente o que é alterado é a saturação do dente e não a sua coloração em si.

Contraindicações para ambos os clareamentos

Como qualquer tratamento, o clareamento dental também possui contraindicações. Pessoas com próteses e/ou implantes não obterão a ação efetiva do clareador, uma vez que o mesmo não age sobre a resina.

O procedimento também não é indicado para quem está passando por um tratamento médico sistêmico e debilitante. Também não se deve fazer o clareamento em pessoas com menos de 18 anos e gestantes.

Devido à agressividade dos produtos utilizados no tratamento, é recomendado que pessoas com dentes muito sensíveis não o façam. Essa potência dos elementos pode desencadear uma sensibilidade bastante incômoda até mesmo em pessoas que ainda não apresentem esses sintomas.

O que fazer após o clareamento dental caseiro

Depois do tratamento, é necessário inserir na rotina algumas práticas que podem aumentar a durabilidade do clareamento. Como por exemplo:

  • Evitar o excesso de alimentos que contenham corantes: café, refrigerante, vinho ou ketchup . Investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
  • Consultar seu dentista para revisões periódicas.
  • Manter a higiene bucal após todas as refeições.

Analisando os dois tipos de tratamento, podemos dizer que por mais que o clareamento dental caseiro possua um preço muito mais acessível ao público, ele tende a demorar o dobro do tempo para que haja uma evolução. Além disso, o resultado esperado muitas vezes não é atingido, mas cabe a cada um escolher qual a melhor opção, analisando os prós e os contras.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.