Bicarbonato de sódio: mitos e verdades dos seus efeitos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ao contrário do que muitos acreditam, o bicarbonato de sódio não clareia os dentes

Ser dono de dentes brancos e saudáveis é o desejo de muitos. Porém, para alcançar esse objetivo, é comum o uso de  substâncias que deveriam ser manipuladas apenas pelos dentistas. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um dos mais utilizados.

O uso do bicarbonato do sódio em tratamentos dentários caseiros é cercado por superstições. Desde a aplicação direta no dente, até a realização de bochechos com água. Diversas são as maneiras comumente usadas pelas pessoas.

Bicarbonato de sódio é uma substância alcalina frequentemente citada em receitas caseiras que visam promover a saúde bucal. Porém, nem todos os benefícios são comprovados e alguns pode causar efeitos negativos.

Confira alguns mitos e verdades sobre os efeitos do bicarbonato de sódio para a saúde da boca e dos dentes:

O bicarbonato de sódio clareia os dentes

Mito. Muitos acreditam que o bicarbonato clareia dentes. Porém, essa substância não possui ativos que ocasionam o clareamento.

O que ocorre quando a substância é aplicada nos dentes é o polimento do esmalte dentário, causando uma sensação temporária de clareamento.

O bicarbonato reduz a acidez da boca

Verdade. Por ser alcalino, ou seja, possuir pH alto, o bicarbonato ajuda a anular a acidez.

Dessa maneira, um bochecho com a substância é benéfico para pessoas que sofre com refluxo ou estomatite, uma vez que ele neutraliza a acidez do suco gástrico.

O bicarbonato é útil na retirada da placa bacteriana

Verdade. Esse é um dos grandes usos do bicarbonato de sódio na odontologia.

Em geral, os profissionais utilizam jatos de uma solução com água e bicarbonato de sódio para realizar uma profilaxia nos dentes, removendo a placa e também possíveis manchas.

O período indicado para a realização desse procedimento no consultório do dentista é de 6 em 6 meses.

O bicarbonato não provoca efeitos negativos

Mito. Essa substância alcalina possui grande poder abrasivo e, se usada em excesso, gera o desgaste do esmalte dentário e enfraquece a estrutura.

O bicarbonato gera sensibilidade nos dentes

Verdade. Outro dos efeitos negativos do uso excessivo dessa substância é o aumento da sensibilidade dentária.

Em seguida, os dentes ficam mais suscetíveis a serem afetados por doenças geradas por bactérias, como as cáries ou as infecções dentárias.

O bicarbonato elimina aftas

Mito. O componente apenas ajuda a aliviar a dor ocasionada pela presença da ferida na boca. Posteriormente, existe o risco de volta dessa dor com mais intensidade.

Na maioria das vezes, as aftas desaparecem espontaneamente após alguns dias. Entre algumas dicas para acelerar a cura do problema, estão o uso de pomadas analgésicas e medicamentos antibióticos.

Ainda sim, em casos de feridas muito profundas ou insistentes, um médico dentista deverá ser consultado.

O bicarbonato de sódio previne problemas na gengiva

Verdade. A utilização correta do bicarbonato ajuda a tratar e evitar doenças gengivais ocasionadas por bactérias, sendo a principal delas a gengivite.

É importante ressaltar que o uso de receitas caseiras é perigosa,  como a aplicação de bicarbonato de sódio, podendo chegar a queimar a mucosa bucal. Além disso, muitas vezes, não apresenta real eficiência.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!