Peeling Gengival: procedimento estético para clareamento de gengiva

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técnica de peeling gengival tem recuperação rápida e resultados eficaz

Da mesma maneira que os dentistas conseguem deixar os dentes mais brancos, também é possível clarear as gengivas. Chamado de peeling gengival, esse tratamento dá uma tonalidade mais rosada e retira manchas mais escuras da gengiva.

Diferentemente do facial, o peeling gengival não causa descamação depois do tratamento, trazendo mais conforto após a cirurgia. Muitas pessoas procuram os dentistas queixando-se que ao sorrir manchas ficam aparentes na gengiva, por isso essa nova foi criada como alternativa.

O peeling gengival é um procedimento cirúrgico feito com o objetivo de clarear gengivas com manchas causadas pelo acúmulo de melanina, por restaurações e pelo tabagismo, além de cicatrizes e excesso de volume gengival. O tratamento possui a finalidade puramente estética.

Como funciona o peeling?

A despigmentação da gengiva é feita sob efeito de anestesia local e tem duração de aproximadamente uma hora. A técnica consegue remover a melanina por meio da dermoabrasão, isto é, uma descamação na superfície da gengiva.

Dessa forma, as manchas de coloração mais amarronzada, os chamados melanócitos, desaparecem e em pouco tempo uma gengiva rosada surge.

Uma sessão de aproximadamente uma hora é suficiente para o clareamento gengival da mandíbula e do maxilar.

O processo é executado sob efeito de anestesia local, mas, em pessoas que possuem tolerância a pequenas dores, é possível a realização sem.

O que se sente, na verdade, são pequenos incômodos que, para a maioria dos pacientes, é fácil de suportar.

Cicatrização do peeling gengival

O pós-operatório é praticamente indolor. Não é preciso colocar nenhuma proteção gengival, se forem efetuadas com ponteiras de diamante ultrafinas e ultrassom piezoelétrico.

Após a operação, há a formação de um novo tecido epitelial, com tom mais claro e livre dos antigos sinais. Em três dias, a nova camada de gengiva já se evidencia.

A cicatrização completa ocorre depois de quinze dias, quando o paciente não apresenta mais nenhuma sensibilidade pelo tecido estar plenamente revitalizado.

Custo da Despigmentação da Gengiva

O custo do tratamento varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área onde será feito o peeling gengival.

Assim como o dental, o clareamento da gengiva pode precisar de retoques. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa.

Num prazo de dois a três anos, pode ser que a melanina volte a se acumular, novamente ocasionando manchas. Se isso acontecer, o processo, caso o paciente queira, é repetido.

Principais cuidados após o peeling gengival

  • Não fumar por 15 dias;
  • Utilizar escovas dentais ultramacias;
  • Evitar esforços físicos imediatos;
  • Procurar não falar em abundância entre as primeiras 24 a 48 horas;
  • Não tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos cítricos;
  • Não ingerir alimentos quentes, duros, salgado e cítricos nos 3 primeiros dias pós tratamento;
  • Realizar bochechos 3 vezes ao dia por 7 dias, com solução à base de clorexidina 0,12%;
  • Não beijar prolongadamente pessoas desconhecidas, pois há uma certa desproteção na pele, provocando uma sensibilidade;
  • Não realizar sexo oral com nenhum parceiro(a).

É importante seguir à risca essas ponderações e as orientações do especialista. Assim, não há o que dar errado. Também deve-se fazer uso da medicação indicada, quando necessário. Geralmente são anti-inflamatórias e analgésicos.

Portanto, devemos saber que o pós-operatório é tão importante quanto a operação em si. São com esses cuidados que conseguimos atingir a excelência do procedimento de peeling gengival.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!