Alimentos detergentes auxiliam na limpeza bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Castanhas, melancia e iogurte natural estão inclusos na lista de alimentos detergentes

A alimentação é crucial para o vigor da boca. Ingerir alimentos detergentes, nutritivos e que fortalecem os dentes fazem toda a diferença para manter saúde bucal.

Afinal, você sabe quais são os alimentos detergentes?

Alimentos detergentes são aqueles que auxiliam na limpeza dos dentes, através da mastigação ou da proteção contra doenças infecciosas. Além disso, eles também ajudam na remoção da placa bacteriana.

Isso significa que atuam como prevenção à doenças infecciosas como a cárie dentária, gengivite e outros problemas bucais.

Alimentos detergentes

alimentos que limpam os dentes

  • Vegetais duros e crocantes

Em alguns casos, apenas o hábito de mastigar certos alimentos já auxilia na limpeza bucal. Exemplos deles são a acelga, o aipo, o brócolis, a couve-flor, a cenoura e o pepino.

Isso porque esse vegetais têm uma consistência bastante firme e crocante. Desse modo, o atrito que esses alimentos fazem com os dentes durante a mastigação ajuda a remover resíduos e bactérias acumulados na boca.

  • Frutas fibrosas

Assim como os vegetais crocantes, as frutas fibrosas também são ótimas aliadas na remoção das sujeiras existentes na boca através do atrito. Entre elas, podem ser citadas a maçã, a pera e o kiwi.

Essas frutas ajudam a aumentar a produção de saliva. Com isso, o pH bucal diminui a acidez da cavidade oral, diminuindo também a proliferação de bactérias.

Desse modo, o consumo desses alimentos que limpam os dentes também diminuem a incidência de doenças infecciosas.

  • Castanhas e nozes

A castanha-do-pará, castanha-de-caju e nozes são outros exemplos de alimentos que, pelo atrito, ajudam na remoção da placa bacteriana dos dentes.

  • Melancia

A melancia é uma fruta composta, em sua maior parte, por água. Desse modo, colabora com a higiene dos dentes e, ainda, estimula a produção de saliva.

  • Limão

O limão conta com grande poder adstringente e bactericida. É um importante auxiliar na tentativa de eliminar as bactérias da cavidade oral. Além disso, o alimento também proporciona um hálito fresco.

  • Iogurte natural

Uma vez que esse produto atua na redução dos níveis de gás sulfídrico, que é identificado como um dos motivadores dos problemas de halitose, o iogurte natural também pode ser considerado um alimento detergente.

Cuidados bucais

higiene dos dentes

É importante ressaltar que os alimentos que reduzem a sujeira não são substitutos para uma boa higiene bucal. Desse modo, algumas dicas se mostram essenciais para manter a saúde bucal:

  • Escove os dentes pelo menos três vezes por dia, incluindo os momentos após acordar, após fazer alguma refeição e antes de dormir;
  • Utilize escovas de cerdas macias. Escovas com cerdas duras ferem os dentes e as gengivas;
  • Realize a escovação com movimentos macios. Movimentos bruscos causam feridas na gengiva. Essas feridas, por sua vez, propiciam o desenvolvimento de doenças infecciosas;
  • Use fio dental. Essa ferramenta ajuda a remoção de bactérias e restos de alimentos que continuem na boca após a escovação;
  • Utilize enxaguante bucal. Esse produto atua no controle químico da proliferação de bactérias.
  • Faça visitas periódicas ao médico dentista. Assim, o profissional poderá identificar possíveis problemas e tratá-los com antecedência.

Uma alimentação rica em alimentos detergentes, aliada à uma boa rotina de limpeza e higienização dos dentes e da boca é a chave para quem quer alcançar uma saúde bucal impecável.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.