Alimentos que fortalecem os dentes e a saúde bucal

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Alguns alimentos ajudam a preservar a saúde bucal

Manter uma boa rotina de higienização e idas constantes ao dentista é essencial para a preservação dos dentes. Esse esforço, reforçado com a ingestão de alguns alimentos que fortalecem os dentes, garantem a saúde bucal.

Entre os alimentos que fortalecem os dentes estão frutas, vegetais, derivados do leite e até gorduras. Esses alimentos realizam diferentes funções: limpar a diminuir a quantidade de bactérias na boca e ajudar quem busca manter a saúde bucal sempre em dia.

Alimentos que fortalecem os dentes

Laticínios:

  • O leite, por ser fonte de minerais importantes como o cálcio e o fósforo, além de contar com outras proteínas e vitaminas, ajuda os dentes a crescerem mais fortes. Na fase adulta, esses elementos ajudam na proteção dos dentes;
  • O queijo possui a caseína, proteína que contribui para a reparação do esmalte dos dentes.

Frutas:

  • As fibras de frutas como a pera, o abacaxi, o figo, o pêssego e o mamão, ajudam a eliminar a placa bacteriana e limpar os dentes de forma natural;
  • A maçã é uma das frutas que mais cooperam com a saúde bucal. Suas fibras ajudam a limpar os dentes, evitando a formação de placa bacteriana;
  • Por ser rico em ácido málico, o morango é útil para apagar as manchas mais superficiais dos dentes. A vitamina C, que também está presente nos morangos, auxilia o fortalecimento da gengiva.

Vegetais:

  • O brócolis, o espinafre e a acelga também são alguns dos alimentos bons para os dentes, uma vez que são ricos em cálcio;
  • Hortaliças como couve e rúcula possuem cariostáticos e anticariogênicos, que contribuem para manter os dentes saudáveis e podem até reforçar a proteção contra cárie dentária.

Outros alimentos:

  • A aveia, a granola e a linhaça são alimentos fibrosos que ajudam a diminuir a formação da placa bacteriana;
  • Uvas-passas previnem a proliferação de bactérias, impedindo seu acúmulo;
  • A vitamina D presente nos ovos ajuda a fixação do cálcio nos ossos;
  • Existem peixes, como o salmão, que são ricos em cálcio e vitamina D, que ajudam a fortalecer dentes fracos;
  • Gomas de mascar sem açúcar possuem xilitol, que é um agente anticárie;
  • Algumas leguminosas são ricas em fósforo. Entre elas estão o milho, o feijão, o grão-de-bico e a ervilha. O fósforo é um mineral importante na constituição dos dentes;
  • Óleos e gorduras promovem a formação de uma película na região dos dentes. Essa película é útil pois impede a fixação e o acúmulo de bactérias.

Ainda existem outros alimentos bons para os dentes. Exemplos são a cenoura, o frango e a castanha-do-pará.  Em contrapartida, alguns alimentos não agem de forma positiva sobre a arcada dentária e seu consumo deve ser evitado.

Alimentos que fazem mal para os dentes:

  • Bebidas como vinho e café provocam manchas nos dentes por possuírem um alto teor de pigmentação. Além disso, degradam os tecidos das bocas, gengivas e bochechas;
  • Alimentos com grande quantidade de açúcar fazem altos danos nos dentes, propiciando o desenvolvimento de placas bacterianas, que geram doenças bucais;
  • Frutas ácidas, como limão e laranja, desgastam os dentes;
  • Arroz, batata, pão e outros alimentos ricos em amido também facilitam a proliferação de bactérias.

Hábitos saudáveis e a ingestão de alimentos que fortalecem os dentes são boas armas para aqueles que sabem da importância da saúde bucal e se preocupam com ela.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

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