O pH da saliva ajuda na saúde bucal? Entenda sua importância

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A saliva é essencial para a saúde bucal e um ótimo indicador sobre a nossa higiene

A saliva está presente na nossa boca vinte e quatro horas por dia. Já nos acostumamos à ela e esquecemos de sua presença muitas vezes, até sentirmos a boca seca. O que muitos não sabem é que sua função vai além de ajudar na digestão dos alimentos. O pH da saliva também é importante, sendo um aliado poderoso na saúde bucal.

Mas o que é pH? O pH é uma forma de medir se um material é ácido ou alcalino. De 0 até 7 o pH é considerado ácido e de 7 até 14 é considerado alcalino (ou básico). Agora que você sabe já entendeu as medidas, podemos falar sobre a importância do pH da saliva na sua vida.

O pH da saliva é alcalino e deve estar entre 6,8 e 7,2. Ele protege os dentes dos ácidos formados por bactérias, impedindo o surgimento de cáries. Um desequilíbrio no pH da saliva aponta que algo vai errado com a sua saúde bucal. É importante ressaltar que o pH pode ser alterado pelo consumo de alimentos ao longo do dia, por isso não deve ser o único fator avaliado.

Importância do pH da saliva

O pH básico da saliva faz com que a boca não seja um local adequado para a proliferação de diversas bactérias. Isso impede que você tenha doenças ou outros problemas, como o mau hálito.

Além disso, ele controla a acidez formada na digestão de alimentos. A saliva ácida é uma abertura para bactérias e doenças.

Como saber se minha saliva é saudável?

Além do pH da saliva, outros fatores indicam se está tudo adequado com sua saliva (e toda sua saúde bucal). A saliva deve ser transparente, “fina” e não deve formar bolhas ou fios quando falamos.

A boca seca também é um sinal de algo vai errado. Outros fatores que podem afetar suas glândulas salivares são as doenças estomacais, como a bulimia e o refluxo.

Se você sofre com algum desses males, é importante que visite um dentista e converse sobre medidas preventivas para evitar problemas futuros.

Como manter o pH da saliva bom?

Uma das maneiras mais simples de manter o pH da saliva alcalino é tomando a recomendação diária de água: 2 litros. Uma alimentação saudável e uma higienização bucal correta também influenciam.

Não esqueça que a digestão de alimentos produz ácidos, então quanto mais tempo você fica sem escovar os dentes após uma refeição, pior.

Caso tenha dúvidas, aqui você pode ler mais sobre como escovar os dentes da forma correta e outros cuidados com a saúde bucal.

Minha saliva não está boa. Qual profissional devo procurar?

Há um ramo da odontologia que é especialista em assuntos como esse: a estomatologia. Se você percebeu que sua saliva não está como deveria, procure marcar consulta com um profissional dessa área.

Se você já tem um dentista de confiança ou não encontrou um estomatologista, não se preocupe. Um bom odontologista pode te ajudar ou te encaminhar para um profissional mais adequado para cuidar do pH da saliva.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.