Qual é a importância da saliva para a saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A saliva umedece os tecidos bucais

Você já ficou com “água na boca”? Ou recebeu um “beijo babado”? A saliva está presentes em diversos momentos da nossa vida.

O que muita gente não sabe é que a saliva também possui um papel crucial na defesa contra doenças infecciosas.

Saliva é um composto homogêneo de secreções produzidas pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores. Ela faz parte do processo de digestão. Além disso, esse líquido possui extrema importância para a manutenção da saúde bucal.

Importância da saliva para a saúde bucal

A saliva é essencial para os processos de mastigação e deglutição dos alimentos, uma vez que umedece a mucosa oral e ajuda dissolver a comida.

Contudo, a relação entre saliva e saúde bucal é mais forte do que parece. O principais fatores que comprovam a importância da saliva para nossa boca são:

  • Proteção

A primeira ligação entre saliva e odontologia se expressa na proteção bucal.

Devido aos minerais presentes em sua composição e ao pH da saliva, que neutralizam a acidez da boca, esse líquido é responsável por reduzir a proliferação de bactérias na cavidade oral.

Desse modo, também é diminuído o risco de infecções bucais causadas pelo acúmulo dessas bactérias nos dentes, como a cárie dentária.

A cárie é uma deterioração do dente e, se não for tratada da maneira correta, pode ocasionar o desenvolvimento de um abscesso dentário ou até a perda do dente.

  • Limpeza

O líquido excretado pela glândulas salivares também atua na limpeza bucal, uma vez que arrasta restos de alimentos e microorganismos presentes na boca.

Sem ela, o risco do desenvolvimento de infecções orais por bactérias seria aumentado.

Falta de saliva

A ausência do líquido salivar na cavidade oral provoca a desagradável sensação de boca seca.

Essa sensação também recebe o nome de xerostomia e entre seus sintomas estão lábios rachados e secos, feridas ao redor da boca, mau hálito, garganta seca e dificuldades para engolir ou para falar.

As causas da xerostomia podem estar relacionadas à diversas alterações no funcionamento das glândulas salivares.

Assim, os possíveis motivos vão desde alterações hormonais causadas por estresse, deficiências nutricionais, diabetes até o uso de determinados medicamentos.

Os tratamentos para essa condição são bastante simples e incluem melhorar os hábitos de higiene bucal, com escovações recorrentes e adequadas e aumentar a ingestão de água.

Caso o provocador da xerostomia seja o uso de um medicamento, o profissional deve ser consultado.

Ainda, se as medidas anteriores não funcionarem, é recomendado utilizar salivas artificiais para eliminar o desconforto. As salivas artificiais são compostos sintéticos aplicados diretamente na cavidade oral.

É importante ressaltar que o acompanhamento de um médico dentista é essencial antes de iniciar o uso do produto.

pH da saliva

Seu pH é alcalino e deve girar entre 6,8 e 7,2. Um desequilíbrio no pH desse líquido significa a ocorrência de algum problema para a saúde bucal.

Contudo, o pH pode ser alterado pelo consumo de alimentos ao longo do dia. Por isso não pode ser o único elemento avaliado.

O que forma a saliva?

O líquido claro e viscoso é formado por 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. Entre as substâncias orgânicas citadas estão, por exemplo, o sódio, o cloro, o cálcio, fosfato e o bicarbonato.

Ainda, a saliva também é composta por duas secreções: a secreção proteica, que é serosa e rica em ptialina, e a secreção mucosa, que contém mucina.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.