Como tratar abscesso dentário e suas principais causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Abcesso dentário é fonte de fortes dores nos dentes

Quem sente uma dor de dente, dificilmente consegue ignorá-la. O incômodo interfere no dia a dia e até na realização das atividades mais simples. Uma das possíveis causas para essa dor é o desenvolvimento de um abscesso dentário na região bucal.

A gengivite e a cárie são algumas das doenças mais populares quando se fala em problemas dentários. Na realidade, elas são estágios iniciais de doenças causadas por infecções na boca. Quando não são cuidadas, evoluem para uma forma ainda mais grave de infecção, que gera ainda mais transtornos e não pode ser resolvida sem uma ida ao dentista: o abscesso dentário.

O abscesso dentário é o acúmulo de pus no dente ou na gengiva, formando uma espécie de bolsa esbranquiçada. Ele surge por conta de alguma infecção bacteriana que não foi tratada a tempo, e os principais sintomas do abscesso são fortes dores de dente, sensibilidade, mau hálito, além de inchaço e vermelhidão na gengiva.

A entrada dos microorganismos que geram a infecção pode se dar graças a uma ferida na gengiva, a quebra de um dente ou até mesmo uma inflamação causada, por exemplo, por uma casquinha de pipoca presa na gengiva. Pus nos dentes é uma das principais características do abscesso.

Tipos de abscesso dentário

Existem dois tipos bem conhecidos de abscesso dental: abscesso periapical e periodontal. O abscesso periapical é a infecção que atinge a raiz do dente. Já o abscesso periodontal atinge a própria gengiva.

Os dois possuem causas diferentes. Enquanto o abscesso periodontal é causado por doenças periodontais em estado grave, como a gengivite, o abscesso periapical tem como causa casos de cárie avançados, por exemplo.

Como tratar um abscesso?

Para tratar um abscesso, um acompanhamento odontológico é fundamental, uma vez que não existe cura espontânea de um abscesso dentário. Entre os tratamentos utilizados pelos dentistas na cura, estão:

  • Drenagem do pus através de uma incisão;
  • Raspagem das raízes dos dentes;
  • Tratamento de canal;
  • Prescrição de antibióticos;
  • Em casos mais extremos, quando o dente não pode ser salvo, a remoção do dente.

Riscos do abscesso dental

Caso não tratado corretamente, um abscesso dental evolui para consequências mais sérias, com casos de febres, vômitos e diarreias.

Se a infecção for ignorada por muito tempo, também podem vir a ser diagnosticados casos de sinusite e osteomielite.

Sinusite é um quadro de inflamação da mucosa que se encontra nos seios da face.

Em contrapartida, a osteomielite afeta os ossos. Ambos podem ter como causa uma infecção gerada por bactérias.

Ainda mais rara, mas não impossível, está a ocorrência de um abscesso cerebral.

Os três problemas podem advir da distribuição da infecção, adquirida através do abcesso dentário, pelo corpo.

Evitar um abscesso não é uma tarefa árdua. O problema está, na maioria dos casos, relacionado a uma falta de higiene bucal realizada de forma incorreta ou ao consumo excessivo de alimentos doces.

Na verdade, as medidas mais simples podem servir para impedir o abscesso dentário. Escovar os dentes de maneira adequada, utilizar o fio dental e não consumir doces em excesso são exemplos de atitudes básicas, mas que podem ser de grande ajuda à saúde bucal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.