Saiba como aliviar a dor de dente e quais são as principais causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O primeiro passo para descobrir como aliviar dor de dente é ir ao dentista

Antes de descobrir como aliviar a dor de dente, é preciso identificar qual dente está dolorido e se existe algum tipo de disfunção na região. O melhor método para curar esse incômodo é visitar o dentista. Só ele poderá diagnosticar com propriedade. Afinal, se há dor, é porque algo não está correto.

A causa mais comum é a cárie. Ela tem seu início no esmalte do dente, que é a superfície dental. Se não tratada, acaba chegando à dentina, o que ocasiona a dor. Existem diversas causas para as dores e diversos tipos de dores. E, para cada tipo, há um método diferente de como aliviar a dor de dente.

Dor de dente é um incômodo produzido pela excitação de terminações nervosas na região dentária. Pode ser o sinal de alguma condição bucal séria, como também o resultado de lesões e acidentes.

Como aliviar a dor de dente?

Vamos listar alguns métodos caseiros e fáceis para ajudar a aliviar da dor:

  • Água morna com sal: o sal ajuda a conter a infecção, e o calor da água morna drena os fluidos, além de tranquilizar a irritação do local inflamado. Se está sentindo uma dor latejante, possivelmente ela irá melhorar em questão de segundos;
  • Gelo: é, talvez, método mais convencional e muito certeiro, dependendo do tipo de dor no dente. Se for em decorrência de algum trauma, de imediato, é o melhor medicamento. Sua ação funciona como anti-inflamatório, o que dá uma sensação de alívio parecida com anestesia. O gelado diminui o fluxo sanguíneo da região, fazendo com que estanque o sangue e desincha o local;
  • Própolis: como já conhecido, o própolis tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas, sendo muito usado em casos de dor de garganta. E com a dor de dente não é diferente. Ele funciona da mesma maneira;
  • Alho: o alho tem desempenho semelhante a antibióticos, ajudando a conter as bactérias. Uma solução de alho moído com sal pode controlar a dor até o dia da consulta com o dentista;
  • Cravo: em sua composição, existe um agente chamado eugenol, que é antisséptico e anestésico. Isso significa que ele mata os germes que causam a infecção e, ao mesmo tempo, alivia a dor de dente. Para aplicar o método, basta colocar três cravos em cima do local onde sente o desconforto.

Possíveis causas de dor de dente

Como prevenir a dor de dente?

Algumas pessoas têm uma situação crônica em relação à dor de dente. Por isso, é muito importante se precaver ao máximo a fim de evitar recaídas.

Escovar os dentes

Escove os dentes com movimentos suaves e curtos. Para as partes externas e internas, escove em círculos. Nas áreas de mastigação, faça movimentos de vai-vem. Não se esqueça de escovar a língua também, como se estivesse varrendo ela. Uma dica é começar a escovação pela arcada superior porque se houver resquícios de alimentos, eles cairão na debaixo.

É possível usar escovas do tipo unitufo, depois de escovar os dentes normalmente. Elas permitem alcançar os lugares mais fundos. Cremes dentais com flúor são uma ótima pedida. Eles fazem a manutenção do esmalte do dente, deixando os fortalecidos. Os especialistas recomendam escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e depois de qualquer refeição.

Fio dental

O fio dental é fundamental para retirar as sujeiras que ficam no meio dos dentes. Para passar, basta retirar aproximadamente 20 cm de fio, enrolá-los entre os dedos e fazer movimentos de vai-vem.

Seja cuidadoso para não machucar a gengiva. Uma dica é usar fio dental do tipo fita, eles são mais finos. Para pessoas que têm o espaço entre os dentes acanhado, será mais útil porque não há o risco de desfiar, além de entrar com mais facilidade.

Alimentos que fazem bem ao dente

O queijo, por exemplo, é rico em cálcio e proteínas, ajudando a fortalecer o cálcio entre os dentes. Isso também mantém o pH da boca elevado, o que reduz o risco de cárie.

Protetores bucais

Se você é praticante de esportes radicais ou alguma espécie de luta, faça uso de protetores bucais. Eles ajudarão a manter a integridade dos dentes. É mais fácil prevenir do que remediar e ter de pesquisar como aliviar dor de dente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!