Como funciona a placa de bruxismo e razões para usar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A placa de bruxismo é um dos tratamentos possíveis contra o problema de ranger os dentes

Não é incomum que mães ou pais notem seus filhos, enquanto dormem, rangendo e apertando os dentes constantemente e por repetidas vezes. Esse problema tem nome: bruxismo. O bruxismo se manifesta em crianças com mais frequência, mas pode desaparecer durante a fase da adolescência. Caso persista, ele pode ser tratado com algumas técnicas, entre elas a placa de bruxismo.

O bruxismo não é considerado uma doença, porém suas consequências não são nada agradáveis. Ele pode ser causado por ansiedade, estresse e raiva ou até algum defeito no alinhamento dos dentes. A ingestão de álcool, medicamentos severos, drogas ou cafeína também são estimulantes. Usar a placa de bruxismo é um dos tratamentos recomendados para remediar esse problema.

Placa de bruxismo é um aparelho feito em acrílico utilizado no tratamento deste movimento involuntário da arcada dentária. É adaptada ao formato dos dentes do paciente e feita sob medida. Seu objetivo é minimizar os sintomas do bruxismo, como dores e tensões na boca, na cabeça e na mandíbula.

Além disso, a placa para bruxismo também evita que os movimentos repetitivos desgastem os dentes.

A placa de bruxismo é conhecida por outros nomes: placa oclusal estabilizadora, placa de mordida ou miorrelaxante.

Ela não é cura para o bruxismo mas, aliada a outros métodos, é uma maneira de conter os seus efeitos. Medicamentos e sessões de terapia são as indicações para auxiliar no tratamento do bruxismo.

A principal função da placa para bruxismo é a proteção dos dentes. Além disso, ela também é útil para desprogramar o reflexo neuro-muscular que promove o ranger dos dentes. A placa não acaba com a contração, porém auxilia em sua diminuição e controle.

Materiais para placa de bruxismo

A placa dentária para bruxismo pode ser feita em materiais mais rígidos, como o acrílico ou mais macios, como silicone ou poliéster. Ambos os tipos possuem vantagens e desvantagens.

As placas feitas de materiais macios são mais confortáveis para o paciente. Porém, seus efeitos são reduzidos, uma vez que não evita que os dentes se choquem. Elas são mais indicadas para casos de dores intensas.

No caso dos aparelhos feitos em silicone, se deve tomar extremo cuidado quanto à sua higienização. O silicone é um material poroso, o que facilita a propagação de bactérias.

A placa para bruxismo feita em acrílico possui efeitos amplificados. Elas induzem um relaxamento na região da musculatura da mandíbula através do afastamento dos dentes. São utilizadas em tratamentos de longa duração.

Utilizando a placa de bruxismo

A placa pode ser utilizada tanto de dia quanto de noite, dependendo da necessidade do paciente. Sua duração varia entre 6 e 12 meses. Alguns pacientes continuam o seu uso por anos, renovando a placa utilizada a cada dois anos, no máximo.

O uso da placa de bruxismo deve ocorrer diariamente. Caso contrário, os efeitos não acontecerão e o paciente pode até mesmo apresentar problemas ou desconfortos durante o sono. O

A placa de bruxismo não deve ser limpa com creme dental, e sim, com um detergente neutro. Assim como em boa parte dos tratamentos odontológicos, um cirurgião-dentista deve ser consultado regularmente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.