PACIENTES

Como funciona a placa de bruxismo e razões para usar

Como funciona a placa de bruxismo e razões para usar

A placa de bruxismo é um dos tratamentos possíveis contra o problema de ranger os dentes

Não é incomum que mães ou pais notem seus filhos, enquanto dormem, rangendo e apertando os dentes constantemente e por repetidas vezes. Esse problema tem nome: bruxismo. O bruxismo se manifesta em crianças com mais frequência, mas pode desaparecer durante a fase da adolescência. Caso persista, ele pode ser tratado com algumas técnicas, entre elas a placa de bruxismo.

O bruxismo não é considerado uma doença, porém suas consequências não são nada agradáveis. Ele pode ser causado por ansiedade, estresse e raiva ou até algum defeito no alinhamento dos dentes. A ingestão de álcool, medicamentos severos, drogas ou cafeína também são estimulantes. Usar a placa de bruxismo é um dos tratamentos recomendados para remediar esse problema.

Placa de bruxismo é um aparelho feito em acrílico utilizado no tratamento deste movimento involuntário da arcada dentária. É adaptada ao formato dos dentes do paciente e feita sob medida. Seu objetivo é minimizar os sintomas do bruxismo, como dores e tensões na boca, na cabeça e na mandíbula.

Além disso, a placa para bruxismo também evita que os movimentos repetitivos desgastem os dentes.

A placa de bruxismo é conhecida por outros nomes: placa oclusal estabilizadora, placa de mordida ou miorrelaxante.

Ela não é cura para o bruxismo mas, aliada a outros métodos, é uma maneira de conter os seus efeitos. Medicamentos e sessões de terapia são as indicações para auxiliar no tratamento do bruxismo.

A principal função da placa para bruxismo é a proteção dos dentes. Além disso, ela também é útil para desprogramar o reflexo neuro-muscular que promove o ranger dos dentes. A placa não acaba com a contração, porém auxilia em sua diminuição e controle.

Materiais para placa de bruxismo

A placa dentária para bruxismo pode ser feita em materiais mais rígidos, como o acrílico ou mais macios, como silicone ou poliéster. Ambos os tipos possuem vantagens e desvantagens.

As placas feitas de materiais macios são mais confortáveis para o paciente. Porém, seus efeitos são reduzidos, uma vez que não evita que os dentes se choquem. Elas são mais indicadas para casos de dores intensas.

No caso dos aparelhos feitos em silicone, se deve tomar extremo cuidado quanto à sua higienização. O silicone é um material poroso, o que facilita a propagação de bactérias.

A placa para bruxismo feita em acrílico possui efeitos amplificados. Elas induzem um relaxamento na região da musculatura da mandíbula através do afastamento dos dentes. São utilizadas em tratamentos de longa duração.

Utilizando a placa de bruxismo

A placa pode ser utilizada tanto de dia quanto de noite, dependendo da necessidade do paciente. Sua duração varia entre 6 e 12 meses. Alguns pacientes continuam o seu uso por anos, renovando a placa utilizada a cada dois anos, no máximo.

O uso da placa de bruxismo deve ocorrer diariamente. Caso contrário, os efeitos não acontecerão e o paciente pode até mesmo apresentar problemas ou desconfortos durante o sono. O

A placa de bruxismo não deve ser limpa com creme dental, e sim, com um detergente neutro. Assim como em boa parte dos tratamentos odontológicos, um cirurgião-dentista deve ser consultado regularmente.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também