Tudo sobre a mucosa oral: formações, funções e doenças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Do que é formada a mucosa bucal? Qual sua importância? Tire todas as suas dúvidas aqui

Nós já conversamos aqui sobre a importância de conhecer todas as partes da sua boca. Isso ajuda a prevenir doenças e melhora seus cuidados bucais. Por isso, hoje vamos conhecer a mucosa oral!

A mucosa oral está presente em toda a cavidade oral. No entanto, o que sabemos sobre ela? Do que é feita? Bem, vamos começar pela sua definição:

A mucosa oral é uma membrana constituída de duas partes: a epitelial e o tecido conjuntivo. É ela quem reveste toda a cavidade bucal!

A mucosa pode ser encontrada em outras áreas do corpo, principalmente em áreas que tem contato direto com o mundo externo, como o trato respiratório. Ela ajuda na proteção e a manter o local úmido, conforme o corpo precisa.

Do que é feita a mucosa oral?

A mucosa bucal é feita a partir de duas camadas: uma epitelial e uma de tecido conjuntivo. Essas duas camadas interagem de maneiras diferentes ao longo da boca, formando áreas mais duras e áreas mais flexíveis.

Isso garante que a mucosa cubra toda a boca, oferecendo proteção e umidade. Segundo a histologia, podemos dividir o revestimento da cavidade bucal em três tipos ou funções:

Mucosa mastigatória

É a parte mais “dura” da mucosa, revestindo a gengiva e palato duro. Sendo a parte mais dura, as camadas estão firmemente unidas e é o que mantém tudo em seu devido lugar.

Essas regiões são mais duras, porque sofrem diretamente o impacto dos alimentos durante a mastigação. Com a mucosa mais resistente, os riscos de machucados diminui.

Mucosa de revestimento

É a parte mais “mole” da mucosa, revestindo os lábios, a bochecha, o soalho da língua, o palato mole e a mucosa alveolar. É o que garante maciez e flexibilidade para a região oral.

Além disso, essa mucosa também tem algumas glândulas salivares, o que ajuda na umidificação da boca.

Mucosa especializada

É a mucosa que reveste a língua. Ela não chega a ser dura como a mastigatória, apesar de fazer parte da mastigação, e também não é mole como a bochecha.

Isso porque a língua tem uma série de funções específicas para a boca e a mucosa é apropriada para esses fins.

Entre os maiores diferenciais da mucosa especializada, podemos destacar as papilas gustativas e o grande número de glândulas salivares.

E a mucosa pode adoecer?

Sim! Existem uma série de doenças que atingem a mucosa oral – justamente porque ela está em toda a boca!

Separamos alguns exemplos de doenças que atacam a mucosa (nós já conversamos sobre todas elas aqui na Simpatio!):

  • Feridas e úlceras bucais;
  • Câncer de boca;
  • Afta;
  • HPV;
  • Língua pilosa;
  • Língua geografica;
  • Pênfigo;
  • Entre outras.

Para prevenir essas doenças é simples. O primeiro passo é você criar uma rotina de cuidados bucais: que vai da sua alimentação até o cuidado na escovação.

Invista em alimentos que fortaleçam a saúde bucal e faça a higienização correta dos dentes!

O segundo passo é ir ao dentista regularmente – ou seja, no mínimo, uma vez a cada seis meses. O seu dentista irá acompanhar a saúde da sua mucosa oral e ajudar você nos cuidados preventivos!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.