Causas da infecção dentária e maneiras de tratar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fortes dores nos dentes podem ser indícios de infecções dentárias

Uma dor de dente, por menor que seja, é fonte de grande incômodo para qualquer um. Ela pode ser provocada por diversos motivos e o mais comum deles é a infecção dentária.

A falta de higiene bucal não tem como única consequência o mau hálito. A proliferação e o acúmulo de bactérias na boca provoca inflamação e infecção dentária. Esses problemas são a chave para desencadear uma série de doenças que afetam a qualidade de vida da pessoa.

Infecção dentária é o resultado do acúmulo de bactérias na boca, geralmente ocasionada pela falta de higienização. Dela podem advir diversas doenças da saúde bucal, como cáries, gengivite, periodontite e o abscesso dentário.

Sintomas da infecção dentária

Entre as consequências mais comuns de uma infecção dental que não foi tratada de maneira correta estão:

  • Mau hálito;
  • Dor na mandíbula e nos dentes;
  • Sangramento e vermelhidão nas gengivas;
  • Formação de pus;
  • Recessão das gengivas;
  • Aumento da sensibilidade dos dentes
  • Alteração no alinhamento dentário;
  • Dentes soltos.

Como tratar infecção dentária?

A forma mais prática de evitar uma infecção no dente é manter uma boa rotina de higiene bucal.

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, auxiliada pelo uso de fio dental e enxaguante bucal é essencial na prevenção do problema.

Quando as primeiras dores são sentidas, o paciente deve procurar a ajuda de um cirurgião-dentista para realizar o tratamento de uma infecção dental.

O profissional pode prescrever o uso de alguns antibióticos para o tratamento da infecção. Outra alternativa é realizar um tratamento de canal.

Em casos mais graves, é recomendada a extração do dente no qual houve a infecção. Ele pode ser substituído por um implante dentário.

Riscos da infecção dentária

Uma infecção no dente pode ser um risco à saúde. Isso porque os vírus e bactérias podem se proliferar pelo corpo. Assim, existe a possibilidade de que sejam alcançadas regiões vitais como o cérebro ou o coração através das veias sanguíneas.

Sendo assim, doenças como a endocardite e a sepse são desencadeadas. Endocardite é uma infecção que atinge os tecidos que revestem o coração.

Já a sepse ocorre na corrente sanguínea e é considerada uma doença potencialmente grave, podendo ser fatal.

O que causa infecção na gengiva?

A infecção ou inflamação da gengiva recebe o nome de gengivite. É caracterizada por vermelhidão, inchaço e sensibilidade na região das gengivas.

Entre suas principais causas está a falta de uma higiene oral adequada e bem feita.

Em estágios mais avançados e, se não receber o devido tratamento, as bactérias causadoras da gengivite podem se proliferar, gerando uma periodontite. Essa infecção afeta os ligamentos e ossos dos dentes.

O que é um abscesso dental?

Abcesso dentário é um acúmulo de pus na raiz de um dente. Ele possui forma de uma bolsa esbranquiçada e é fonte de fortes dores de dente, sensibilidade, mau hálito, além de inchaço e vermelhidão na gengiva.

O abscesso surge graças à uma inflamação que foi negligenciada, sendo considerado uma das formas mais graves de infecção dentária.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.