Entenda como as bactérias atuam na nossa boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como as bactérias interferem na sua boca

Toda a nossa boca é cheia de bactérias. Mas, não se assuste! Elas garantem a proteção da nossa saúde bucal. O problema aparece quando nós não conseguimos controlar o acúmulo delas. Isso sim pode trazer problemas bucais.

Aquelas que são nocivas podem se alocar por meio de alimentos. Também, pelas mãos mal higienizadas que são colocadas na boca. A proliferação das bactérias acontece pela falta de higiene oral. Mas, o que são elas?

As bactérias são microrganismos presentes em todo o nosso corpo, inclusive na nossa boca. Elas ajudam a manter o equilíbrio da flora bucal. Mas, é preciso ficar atento para que elas não se proliferem e causem danos na nossa saúde.

Problemas bucais causados pelas bactérias

A bactéria na boca pode provocar uma infecção bacteriana. Alguns dos problemas mais comuns causados por esses organismos são:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação.
  • Placa Bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias.
    A) Sintomas: sensação de dente sujo e mudança na cor dos dentes.
    B) Tratamento: cuidar da saúde bucal, ou seja, seguir as recomendações do dentista de confiança para a higiene oral.
  • Tártaro: forma endurecida de uma placa bacteriana que se acúmula nos dentes.
    A) Sintomas: dentes com coloração amarelada ou amarronzada. Em casos mais extremos, causa dor, inchaço e sangramento.
    B) Tratamento: raspagem de tártaro, também chamada de limpeza.
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.
    A) Sintomas: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída.
    B) Tratamento: limpeza, aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular.
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca.
    A) Sintomas: odor ruim.
    B) Tratamento: evitar jejum, beber água, cuidar da higiene bucal e evitar alguns alimentos.

Cuidados bucais

Você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral para evitar que as bactérias se proliferem na boca.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Com uma saúde bucal em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Se previna contra as bactérias e tenha um sorriso perfeito!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!