Dor de cabeça pode ser causada por problemas orais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma dor de cabeça pode ter relação com problemas de oclusão e até infecções dentárias

Quando sentimos dor de cabeça, rapidamente ingerimos algum remédio. Se o incomodo persiste, procuramos um médico generalista ou especializado em problemas neurológicos.

O que muitos não sabem é que a dor de cabeça pode ser solucionada em uma consulta com o dentista. Ainda, a necessidade de tratamentos ortodônticos e o uso de aparelhos pode ser descoberta depois que este sintoma é apresentado.

Em resumo, a dor de cabeça pode estar relacionada à problemas da saúde bucal. Isso porque algumas disfunções referentes à oclusão dentária geram tensões e pressões musculares que causam esse desconforto.

Listamos neste artigo alguns problemas e disfunções orais que relacionam a dor de cabeça e os problemas bucais. São eles:

DTM

Um dos principais problemas orais ligados ao surgimento de dores na cabeça é a DTM (Disfunção Temporomandibular).

A articulação temporomandibular é a ligação entre o maxilar e o crânio, e um desequilíbrio dos músculos mastigatórios pode gerar dores de ouvido, dores na face, desconforto ao mastigar e as frequentes dores de cabeça.

Entre os motivos mais frequentes para o aparecimento desse problemas está o hábito de ranger os dentes (bruxismo), deformações faciais desde o nascimento, estresse e tensão muscular.

O tratamento da DTM fica a cargo do médico dentista. Apesar de não haver uma cura, o profissional pode indicar o uso de analgésicos e relaxantes musculares para aliviar a tensão da área.

Esse tratamento é multidisciplinar, envolvendo, além dos dentistas, profissionais como fisioterapeutas e psicólogos.

Bruxismo

O costume de ranger e apertar os dentes com força demasiada pode ser o gerador das dores de cabeça constante.

Isso porque a pressão ocasionada pelo movimento causa grande estresse muscular.

Em geral, o bruxismo é um hábito noturno que afeta tanto crianças quanto adultos. Ele acontece de forma inconsciente e, assim como a DTM, não possui uma cura específica.

Ainda, as consequências negativas do bruxismo para a saúde bucal são muitas, envolvendo o desgaste dentário, lesões e fraturas nos dentes e aumento de sua sensibilidade.

O tratamento para o bruxismo é simples. Ele tende a aliviar o ranger dos dentes e, consequentemente, as dores na cabeça.

Algumas das técnicas possíveis são o uso da placa de bruxismo, que se adapta perfeitamente aos dentes do paciente e evita o contato entre as duas partes da arcada dentária, e a correção do alinhamento dos dentes com aparelhos ortodônticos.

 Problemas na estrutura dentária

Quem sofre com problemas na estrutura dentária, como dentes desalinhados, apinhados ou encavalados, também sofre com as fortes dores de cabeça.

Posteriormente, problemas como esses, além de gerar dificuldades de fala e de mastigação, provocam grandes tensões musculares.s

Em geral, o profissional da área da odontologia trata esse tipo de disfunção com o uso de aparelhos ortodônticos.

Ainda, se necessário, pode haver a aplicação de próteses ou implantes.

Infecções dentárias ou gengivais

As infecções geradas pelo acúmulo e proliferação de bactérias na boca podem ocasionar dor de cabeça quando atingem o nervo trigêmeo.

Desse modo, a resolução para o problema se dá através do tratamento dessas infecções e inflamações.

É importante ressaltar que, nesses casos as infecções, assim como a dor de cabeça, pode ser evitada. Essa prevenção se dá a partir da realização de uma higienização bucal adequada.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.