Músculos da face são importantes para movimentação bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Músculos ao redor a boca são relevantes para a odontologia

O corpo humano é composto de diversas estruturas cruciais para a sobrevivência. Os músculos da face, por exemplo, estão associados à atividades de grande importância.

Você conhece os diferentes músculos da face e quais deles são importantes para o exercício odontológico?

Os músculos da face são essenciais para a realização das atividades comuns à cavidade oral. São elas: mastigação e a fonação.

Como os músculos da face atuam?

O tecido muscular e o tendão fazem parte da composição dos músculos da expressão da face. O tendão atua ligando o músculo ao osso.

Essa é a extremidade fixa do músculo, que também recebe o nome de origem. Além disso, o músculo da face também está ligado à uma extremidade móvel, que recebe o nome de área de inserção.

Enquanto isso, a contração realizada pelos tecidos musculares realiza a movimentação da pele na qual estão associados.

Quais são os músculos da face importantes para a odontologia?

  • Músculo orbicular da boca – esse músculo de origem cutânea tem como principal função principal auxiliar no fechamento da boca. Além disso, ele também está presente no processo de compressão dos lábios contra os dentes. Ele é inserido na pele, na mucosa dos lábios e no septo nasal.
  • Músculo levantador do lábio superior – como o próprio nome já diz, sua função é erguer a parte superior dos lábios. Dessa maneira, esse músculo é inserido diretamente no lábio superior.
  • Músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz – além de auxiliar a erguer o lábio superior, esse músculo também é importante para o processo de dilatação da narina. Assim, ele é inserido tanto no lábio superior, quanto na asa do nariz.
  • Músculo zigomático menor – esse é mais um dos músculos faciais cuja função é erguer o lábio superior. Apesar de ser inserido no lábio superior, ele é originado no osso zigomático.
  • Músculo risório – o movimento nos qual esse músculo está envolvido é o de retração do ângulo da boca. Assim, sua inserção se dá no próprio ângulo. As regiões de origem desse músculo envolvem a pele da bochecha e a fáscia massetérica.
  • Músculo bucinador – esse músculo que está inserido no ângulo da boca tem como função o movimento de distensão da bochecha, além de comprimir a mesma.
  •  Músculo abaixado do ângulo da boca – outro dos músculos da expressão facial associado ao ângulo da boca, esse músculo conta com a função de abaixá-lo.
  • Músculo abaixador do lábio inferior – assim como o músculo citado anteriormente, esse exerce a mesma função, contudo, dessa vez relacionado ao lábio inferior.
  • Músculo mentoniano – originado na fossa mentoniana e inserido na pele do mento, esse músculo tem a função de enrugar a pele do mento. Pele do mento é a área que se encontra entre o lábio inferior e o mento.

Músculos da Face na Odontologia

Em resumo, conhecer os músculos da face que estão associados ao redor da boca, como a região dos lábios, é muito importante para a área odontológica. Isso porque alguns tratamentos odontológicos que não visarem a manutenção da tensão muscular, podem acabar provocando alterações na expressão facial e na morfologia da face.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.