Passa fio dental auxilia pacientes com aparelhos ortodônticos fixos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O passa fio dental é um instrumento que facilita a limpeza interdental, importante para a prevenção de doenças periodontais

Pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo costumam relatar que possuem dificuldades na hora de realizar a higienização bucal, principalmente quando é necessário usar o fio dental. Por isso, há um método que auxilia muito nesse momento: o passa fio dental.

Além do passa fio dental, que é utilizado para ajudar no manuseio do fio, existem também outros instrumentos que fazem a limpeza interdental.

O passa fio dental é parecido com uma agulha de costura, mas de plástico, sem ponta afiada e flexível. Em uma de suas extremidades tem uma abertura onde é introduzido o fio dental. Sua outra ponta é uma haste cilíndrica que facilita a pessoa a passar o utensílio entre o fio ortodôntico e a face vestibular do dente.

Assim, essa atividade torna-se descomplicada e rápida. Não há mais aquela complexidade de ter que encaixar o fio dental por dentro do aparelho fixo para conseguir retirar a placa bacteriana acumulada entre os dentes.

Como usar o passa fio dental?

Como usar o passador de fio dental?

Confira o passo a passo de como usar o passador de fio dental.

  1. Para começar, pegue um pedaço com cerca de 20 centímetros de fio dental;
  2. Em seguida, passe o fio dental no buraco do passador;
  3. Atravesse o fio ortodôntico do aparelho com o passa fio;
  4. Agora, o fio dental estará posicionado para ser introduzido na cavidade interdental;
  5. Segurando o fio dental com o dedo indicador de cada uma de suas mãos, realize movimentos suaves entre os dentes, penetrando o sulco gengival. Dessa forma, você irá remover todos os resquícios de alimentos que estão depositados na região gengival;
  6. Faça a remoção do fio dental na direção contrária à gengiva. Ou seja, se estiver na arcada dentária superior, retire o fio por baixo. Na inferior, por cima;
  7. Repita o processo até limpar todos os dentes.

Fio dental ajuda a evitar doenças periodontais

Passador de fio ajuda pacientes com aparelho fixo a usar o fio dental, importantíssimo na prevenção de doenças periodontais

Como dissemos, a dificuldade em passar fio dental pode fazer os pacientes com aparelho fixo desistirem de utilizá-lo. E isso aumentará o acúmulo de placa bacteriana.

Então, haverá um estímulo ao surgimento de doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. A gengivite é o primeiro grau de uma inflamação no tecido gengival. Ela o deixa dolorido, inchado e sangrando.

Se não for tradada, evolui para a periodontite, que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente. Em especial, os ossos e os ligamentos periodontais. Isso pode causar perda de dente em decorrência da fragilidade óssea desenvolvida.

Portanto, usar o passador de fio é uma pequena atitude que faz grande diferença, já que poupa esforços e simplifica a higienização.

Outros métodos de limpeza

Além do passa fio, há também a escova interdental e o fio dental com haste

Existem outros dois métodos de limpeza recomendados para quem usa aparelho fixo, o fio dental com haste e a escova interdental.

Fio dental com haste

O fio dental com haste é um apetrecho que se parece com uma forquilha, que em suas duas pontas têm um fio preso. E por possuir uma haste fica mais fácil segurá-lo. Veja como usá-lo:

  1. Segure-o com o polegar e o indicador. Deixe-o paralelamente à cavidade;
  2. Insira-o no local e faça movimentos de vai e vem suavemente;
  3. Depois da limpeza, limpe o fio com água corrente, evitando que a placa bacteriana seja transportada de um dente para o outro;
  4. Ao fim, descarte-o.

Escova interdental

A escova interdental é um tipo de escova que auxilia na higiene entre os dentes e dos braquetes do aparelho. Ela é feita para deslizar facilmente nessas cavidades. Seu cabo permite uma manipulação precisa do instrumento.

  1. Insira a cerda da escoca de maneira perpendicular ao espaço interdental;
  2. Não aplique uma força desproporcional para não machucar;
  3. Enfim, faça movimentos de vai e vem.

Em resumo, o paciente deve escolher a ferramenta de limpeza interdental que mais lhe agrada, podendo escolher entre a escova interdental, o fio dental com haste e o passa fio dental, que deve ser utilizado prontamente com o fio dental convencional.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.