Intercuspidação: conheça os elásticos ortodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda porque a intercuspidação é o estágio final para quem usa aparelho fixo

Usar aparelho fixo demanda atenção e cuidado, tanto do paciente como do dentista. Para quem já está no final do tratamento, as mudanças positivas no sorriso são visíveis! Mas, em alguns casos, ainda é preciso recorrer a intercuspidação para deixar os dentes perfeitos.

Você conhece os elásticos ortodônticos que ligam as arcadas dentárias? Eles são o instrumento principal para que a intercuspidação dê resultados – e ainda podem deixar a boca mais colorida. Neste artigo, escrevemos sobre como essa técnica é utilizada pela odontologia.

Intercuspidação é um procedimento ortodôntico de finalização que tem como objetivo melhorar a relação vertical entre os dentes antagônicos. Ou seja, busca promover o maior número de contatos oclusais entre a arcada dentária superior e inferior. Dessa forma, melhora a mordida e o encaixa entre os dentes.

Elásticos de Intercuspidação

Separamos algumas informações importantes que você deve saber antes de começar a usar os elásticos. Confira:

  • Os elásticos de intercuspidação podem ser classificados em elásticos intra-orais e extra-orais.
  • Os elásticos ortodônticos são feitos de látex. Caso o paciente seja alérgico ao material, os de silicone são uma alternativa. Mas como perdem força mais rápido, é preciso trocá-los com mais frequência.
  • O uso desse tipo de elástico nunca deve ser feito sem orientação do ortodontista, pois seu uso implica em mudanças sérias na estrutura bucal. Assim, siga rigorosamente as instruções!

Para você entender os detalhes de cada tipo de elástico, nós trouxemos tópicos com todos os detalhes. Confira:

Elásticos Intra-orais de Intercuspidação

Os elásticos intra-orais são utilizados de maneira intermaxilar (na maxila e mandíbula) ou intramaxilar (apenas na maxila ou apenas na mandíbula).

No entanto, não existe apenas um tipo de elástico intra-oral. Existem seis tipos de elásticos intra-orais, sendo eles:

  • 1/8” (polegadas) : corresponde à 3,18mm
  • 3/16” : corresponde à 4,76mm
  • 1/4” : corresponde à 6,35mm
  • 5/16” : corresponde à 7,94mm
  • 3/8” : corresponde à 9,52mm
  • 1/2″ : corresponde à 12,7mm

No Brasil, a medida utilizada é tamanho e peso: milímetros e gramas, respectivamente. Enquanto nos produtos importados utilizam o tamanho em polegadas (“) e o peso em onças (oz).

Para facilitar o uso, basta realizar uma conversão dessas unidades de medida.

Nas embalagens, o fabricante informa o tamanho do diâmetro interno do elástico e a quantidade de força que irá produzir após ser distendido em relação ao seu tamanho.

Contudo, esse valor não é exato. Assim, o dentista deve utilizar de um dinamômetro ou tensiômetro para saber a medida exata da força.

Além disso, um mesmo elástico pode ter três forças diferentes.

Elas seguem sua espessura: leve (70g), médio (130g) e pesado (180g). É importante saber a força que cada elástico produz para conseguir a movimentação dentária necessária.

Elásticos Extra-orais de Intercuspidação

Os elásticos extra-orais são aqueles que estão situados fora da cavidade bucal. Eles atuam em conjunto com dispositivos ortodônticos externos, podendo ter efeito dentário ou esquelético.

Esses elásticos são diversos e cada tipo possui um intuito diferente. Ainda, a diferença entre eles pode ser o tipo de aparelho no qual estarão colocados.

Por isso, para saber os detalhes do seu tipo de elástico, converse com seu ortodontista!

Disposição dos Elásticos

É preciso analisar a falta de torque ou de intercuspidação na hora de dispor os elásticos ortodônticos. Existem três formas de dispor:

  • Triangular;
  • Trapezoidal;
  • Formato de box.

O objetivo desses formatos é corrigir a mordida e manter a mordida correta!

Dicas Para os Pacientes

Se você está utilizando algum dos dois tipos de elásticos ortodônticos, confira as dicas da Simpatio:

  • Na maioria dos tratamentos, os elásticos devem ser usados 24 horas por dia. Assim, sua retirada deve ser feita apenas na hora da escovação e durante as refeições. Por isso, tenha sempre um local para guardá-los durante esses momentos;
  • Nunca se esqueça de retirar os elásticos antes de comer! O motivo é simples: o movimento de mastigação desgasta a força do elástico;
  • Use a tecnologia! Que tal fotografar a disposição dos elásticos quando for ao dentista? Assim você não esquecerá quando for trocar o elástico;
  • Um bom momento para trocar os elásticos é no período da noite. A vantagem é que a noite é um momento com menos agitação;
  • Tenha sempre elásticos reservas no caso de algum deles arrebentar!
  • Fique atento e sempre troque os elásticos usados por novos quando observar que estão perdendo a elasticidade;
  • Não se preocupe! A dor começará a diminuir a partir do segundo dia, após a aplicação;
  • Se algum braquete usado como apoio se descolar, suspenda o uso do elástico e ligue imediatamente para seu ortodontista!
  • Infelizmente, dores de cabeça e dentes doloridos ao mastigar são relatados frequentemente. E até certo ponto é aceitável. No entanto, não hesite em procurar seu ortodontista e checar se tudo está correto!
  • Nada de usar os elásticos sem recomendação! E também não sobreponha os elásticos pensando que irá agilizar o tratamento!

Gostou de saber mais sobre a intercuspidação? O tratamento realmente oferece grandes resultados aos pacientes!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.