Como o braquete é colado nos dentes e qual sua função

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O braquete ajuda no alinhamento dos dentes

A presença de dentes tortos na boca causa danos maiores do que apenas estéticos, como problemas de fala ou na mandíbula. Por isso, muitos recorrem aos aparelhos ortodônticos, mas temem o efeito provocado pelo braquete.

O braquete é a principal razão para o popular “sorriso metálico”, uma vez que as peçinhas metalizadas não passam despercebidas por quem vê. Mesmo assim, esses acessórios possuem função crucial no tratamento ortodôntico.

Braquete é uma das peças do aparelho ortodôntico. Ele entra em contato direto com o dente. Seu formato é quadrado e pode ser feito tanto em metal, quanto em plástico ou cerâmica. O braquete pode estar em volto por um elástico ou ser do tipo estético – feito de materiais transparentes.

Funções do braquete

O braquete tem como principal função unir o fio ortodôntico ao dente. Assim, é possibilitada a movimentação necessária para o alinhamento da arcada dentária.

Essa peça é utilizada exclusivamente em casos de tratamentos ortodônticos com aparelho fixoO aparelho fixo é aquele que atua na correção dos dentes a partir da aplicação de uma leve força.

Além dos braquetes, ele é composto pelo arco, que é um fio metálico que passa pelos braquetes e ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas, que servem para fixar o arco no interior dos braquetes.

Como é colado o braquete?

O primeiro passo para a colocação das peças de aparelhos ortodônticos é uma limpeza profunda dos dentes, realizada pelo dentista.

Em seguida, é aplicado ácido fosfórico nos dentes. Essa substância deixa os dentes mais porosos, o que facilita a fixação dos braquetes.

A próxima etapa é a aplicação dos adesivos que irão colar o braquete. O processo de polimerização, que consiste em colocar calor sobre os adesivos para ativá-los, é realizado.

Depois que a banda é colocada nos últimos dentes para segurar o arco do aparelho, são colados os braquetes ortodônticos.

As peças são coladas em cada dente, uma por vez, e devem estar extremamente alinhadas. Após esse processo, a polimerização é repetida para garantir uma melhor fixação.

E se o braquete descolar?

Não são raros os casos de peças que descolam no decorrer do tratamento. Na maioria das vezes, isso acontece devido aos hábitos alimentares do paciente, como a ingestão de:

  • Alimentos duros, como nozes, pipocas, cenouras, algumas frutas e pirulitos;
  • Alimentos grudentos, como chicletes e balas;
  • Alimentos com muitas fibras, como manga e abacaxi.

Em geral, a primeira coisa a se fazer quando o braquete descola é consultar seu médico dentista. Não são recomendados tratamentos caseiros.

Se não houver desconforto com o braquete descolado, não é necessária uma ida emergencial ao consultório odontológico.

Essa consulta pode ser realizada no dia seguinte, mas é importante que não seja ignorada por muito tempo.

Braquete estético

Uma alternativa para quem quer evitar o aspecto metalizado que os braquetes odontológicos causam, é a colocação do braquete estético.

Esse tipo de peça é mais uma evolução no mundo da ortodontia e consiste em braquetes feitos em materiais que remetam à transparência.

A diferença entre essas peças e as feitas em metal, por exemplo, é exclusivamente estética. Isso significa que sua funcionalidade e eficiência são as mesmas.

Entre os materiais nos quais esse tipo de braquete pode ser produzido estão a cerâmica, a porcelana, o policarbonato e a safira.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.