Aparelho estético evita o efeito metálico no sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Muitas pessoas se incomodam com o efeito metálico causado pelos aparelhos ortodônticos comuns.

Corrigir dentes desalinhados aumenta a qualidade de vida de qualquer pessoa. Com o avanço da tecnologia, opções de aparelho estético surgiram no mercado odontológico.

O aparelho estético é ideal para os pacientes que se sentem incomodados com a interferência feita no sorriso pelo tratamento ortodôntico.

O aparelho estético possibilita a correção do alinhamento dos dentes sem a aparência desagradável dos aparelhos ortodônticos comuns.

Tipos de aparelho estético

Aparelhos com braquetes estéticos

A diferença desse tipo de aparelho ortodôntico estético para os comuns está nos braquetes. Os chamados braquetes estéticos são feitos de materiais que se assemelham à transparência.

Eles são do mesmo formato e têm a mesma função que os braquetes tradicionais, geralmente feitos em metal.

Desse modo, os braquetes estéticos podem ser feitos em:

  • Cerâmica ou porcelana – esses braquetes contam com um tom esbranquiçado que se assemelha à coloração natural dos dentes. Além disso, são mais resistentes quando comparados aos outros tipos de braquetes estéticos e até mesmo aos feitos em metal. Entre outras de suas vantagens estão a boa aderência aos dentes e o fato de não manchar com o consumo de alimentos.
  • Policarbonato – esses braquetes são feitos em resina que, assim como a porcelana, se assemelha ao branco dos dentes. Quando comparado aos outros tipos, os braquetes em policarbonato são mais baratos e maiores. Contudo, entre seus pontos negativos, pode ser citada a falta de resistência. Ainda, os braquetes de policarbonato podem manchar com o tempo, principalmente em casos de pessoas que tomam muito café ou refrigerantes, por exemplo.
  • Safira – o aparelho estético em safira conta com braquetes transparentes feitos em porcelana monocristalina. Ele são tão eficientes e resistentes quanto os braquetes metálicos, tradicionalmente utilizados. Sua principal vantagem se encontra justamente no fato de ser transparente, se adaptando com facilidade ao sorriso. É importante ressaltar que, dependendo do material escolhido para o aparelho com braquetes estéticos, ele pode ser menos durável ou resistente.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é um tipo de aparelho fixo estético. Ele fica posicionado na parte de trás dos dentes, mantendo braquetes e fios ortodônticos totalmente escondidos.

Desse modo, o tratamento ortodôntico não causa nenhuma interferência estética para o paciente, mesmo quando ele ri ou fala.

Apesar disso, seu funcionamento é o mesmo de um aparelho ortodôntico comum. Inclusive, em alguns casos, o uso de aparelho lingual pode até mesmo acelerar o tempo de tratamento.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a posição diferenciada do aparelho não gera dor ou machucados na boca do paciente, podendo ocorrer apenas um incômodo inicial.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é outro tipo de aparelho fixo que tem como uma de suas vantagens a função estética.

Isso porque ele não conta com as famosas borrachinhas, que funcionam prendendo o fio ortodôntico ao braquete do aparelho.

Nos casos do aparelho estético autoligado, a ligação é feita pelo próprio braquete, eliminado a necessidade do elástico que causa efeito negativo da estética bucal do paciente.

Alinhador transparente

O aparelho transparente, também conhecido como alinhador invisível, atua na correção de imperfeições na arcada dentária.

Ele é feito em materiais como o acetato transparente, ficando imperceptível na boca do paciente. Contudo, essa técnica não é fixa. Desse modo, as placas cobrem os dentes e proporcionam conforto para o paciente.

Ainda, não representa um incômodo para a bochecha, lábio ou língua.

Desse modo, são variadas as opções de aparelho estético para aqueles pacientes que se incomodam com o famoso sorriso metálico. Consulte o seu dentista para conferir qual método é o mais adequado para você.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.