O aparelho autoligado é uma novidade positiva para quem usa aparelhos ortodônticos
Quem tem problemas na posição dos dentes, gerada por traumas, acidentes ou propensões genéticas, recorre ao uso de aparelhos ortodônticos. Existem diversos tipos de aparelhos, utilizados para diferentes casos. Entre eles está o aparelho autoligado.
O aparelho autoligado é mais uma das novidades na área da odontologia, fruto dos avanços da tecnologia. Sua função é semelhante à função do aparelho fixo comum, porém, proporciona facilidades e vantagens para quem o usa.
Aparelho autoligado é a versão do aparelho fixo convencional que não possui as famosas borrachinhas. Essas borrachinhas servem para prender o fio ortodôntico do aparelho ao braquete. No aparelho autoligado, o próprio braquete faz essa ligação, tornando desnecessária a presença do elástico.
Os braquetes do aparelho autoligado possuem uma espécie de “tampa”, que permite a ligação direta entre o fio odontológico e o braquete. Esse tipo de aparelho pode ser metálico, de porcelana ou até de plástico.
Vantagens do aparelho autoligado
É mais higiênico – as borrachinhas presentes nos aparelhos convencionais são porosas. Isso facilita o acúmulo e proliferação de bactérias. Disso, podem surgir problemas como cárie, tártaro e mau hálito.
Assim, o aparelho ortodôntico autoligado é mais higiênico. A ausência das borrachinhas também permite que a limpeza da boca, através da escovação e do uso de fio dental, por exemplo, seja realizada com mais facilidade.
Causa menos dor – as borrachinhas são responsáveis por gera atrito entre os braquetes e o fio ortodôntico. Esse atrito pode gerar dor e desconforto no paciente.
Sem o atrito, também é possível que se aplique menos força no processo de movimentação dos dentes. Assim, o aparelho de dente interligado é mais confortável para quem usa.
Tratamento mais rápido – o tratamento ortodôntico que utiliza o aparelho de dente interligado é mais rápido se comparado ao tratamento com o aparelho fixo convencional.
A maior movimentação possibilitada pelo uso desse aparelho faz com que o processo de alinhamento dos dentes seja mais ágil. Pesquisas afirmam que, com o uso do aparelho de dente interligado, a duração do tratamento diminui em cerca de 24%.
Além disso, o tempo gasto com a manutenção do aparelho também é menor, e a necessidade de idas ao consultório do dentista é menos frequente.
Sem problemas estéticos – algumas pessoas se incomodam com a presença das borrachinhas coloridas em seus aparelhos ortodônticos por não acharem esteticamente bonito.
Assim, o aparelho autoligado, por não possuir essas borrachinhas, representa uma opção mais discreta.
Quem pode usar o aparelho autoligado?
Não existem restrições para o uso do aparelho autoligado. Porém, o seu efeito não é o mesmo para todos os casos.
As indicações do aparelho de dente interligado são maiores para:
- Pessoas que precisem passar por processos de expansão da arcada dentária;
- Pessoas com problemas de mordida cruzada ou aberta;
- Pessoas com alterações ósseas;
- Pessoas com problemas no alinhamento dos dentes.
Entretanto, em casos de fechamento de espaços entre os dentes, por exemplo, o aparelho ortodôntico autoligado não apresenta grandes vantagens em relação ao fixo.
O que é o braquete?
São as pequenas peças quadradas e metálicas utilizadas nos tratamentos odontológicos através de aparelhos ortodônticos.
Qual o valor do aparelho autoligado?
O valor do aparelho ortodôntico autoligado é mais alto se comparado ao aparelho fixo comum. Isso acontece, pois, o aparelho autoligado é mais moderno e eficiente em relação aos outros tipos de aparelho.