Conheça os braquetes estéticos e seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Eles são mais uma alternativa para deixar seu sorriso mais bonito durante o tratamento

Quem nunca ouviu reclamações sobre os braquetes? Sua cor metálica destaca nos dentes e rouba toda a atenção nos sorrisos. É por esse motivo que os braquetes estéticos foram criados.

Você deve estar se perguntando: afinal, o que são braquetes estéticos?

Os braquetes estéticos são feitos de materiais especiais, para aparentar transparência. Eles têm o mesmo formato e função que os tradicionais, mas evitam o sorriso metálico. Dependendo do material escolhido, podem ser mais frágeis e menos duráveis.

Gostou? Ficou curioso? Então vem saber mais sobre!

Quais as principais diferenças entre os braquetes

A principal diferença é realmente a estética. A transparência (tão sonhada pelos pacientes que usam aparelho) é o que faz dessas pecinhas mais caras.

Alguns dos materiais usados também podem ser diferenciais. Eles podem ser tão resistentes quanto os de metal ou mais frágeis, como é o caso dos de porcelana.

Quais são os tipos de braquetes estéticos?

Separamos cada tipo por material, prós e contras. Lembre-se de analisar o custo benefício de cada um!

Braquetes de cerâmica (ou porcelana)

Eles são feitos de cerâmica policristalina. São conhecidos como braquetes de porcelana. Tem um tom esbranquiçado.

Os prós são significantes. É resistente, até mesmo quando comparado aos de metal. Tem boa aderência aos dentes e não mancha com o consumo de alimentos.

Já os contras também merecem ser levados em consideração. Por ter a cor leitosa, não é totalmente transparente. Apesar de não manchar, as borrachinhas mancham e necessitam de trocas constantes.

Também é importante considerar o preço. Ele é uma das opções mais caras dessa lista!

Braquetes de policarbonato

Eles são feitos de resina e têm tamanho maior que o tradicional. Sua cor é branca, o que o camufla nos dentes, mas não é transparente. O único pró desse modelo é o preço. É o mais barato desta lista.

No entanto, os contras são vários. Começamos pelo tamanho: as peças são grandes, para compensar sua falta de resistência.

E essa falta de resistência é o lado mais negativo. As peças quebram e descolam facilmente. Elas também não seguram bem o fio, o que pode atrapalhar seu tratamento.

Outro fator importante é a sua coloração. Os braquetes de policarbonato acabam manchando com o tempo. Se você é um consumidor de café, refrigerantes, vinho ou fuma… Não é pra você!

Braquetes de safira

Eles são feitos de porcelana monocristalina. São realmente transparentes. Os prós são vários: os braquetes de safira são os mais resistentes, com eficiência compara aos de metal.

Apesar de transparente, não mancha com consumo de alimentos ou pelo fumo. Isso é outro fator que ajuda na sua durabilidade.

E claro, como já citado aqui, é completamente transparente. Ou seja, ele se adapta perfeitamente ao sorriso. Desta lista, é o mais eficaz na questão estética.

Já o maior contra é o preço. São bem mais caros que os demais, então prepare-se para o investimento.

Além dos braquetes estéticos…

A ortodontia vem se atualizando cada vez mais. Existem diversos tipos de aparelhos e materiais, para agradar todos os públicos.

Se você não abre mão da estética, saiba que vai pagar mais caro por isso. Independente do tipo de aparelho ou peças escolhidos, tudo custará mais do que o tradicional.

Outras opções de aparelhos ortodônticos que também beneficiam a estética facial são: o aparelho lingual e o alinhador transparente.

A maior dica

Na hora de escolher seu aparelho, converse com seu dentista sobre o tempo de tratamento. Esse é o fator determinante na hora de avaliar a relação custo benefício de cada uma das opções.

Se você tem um tratamento longo pela frente, a questão estética deve sim ser uma prioridade. Nesses casos, aparelhos ou braquetes estéticos são a melhor saída.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.