O que é aparelho lingual? Entenda seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Efetivo e discreto, o aparelho lingual é uma alternativa para quem não abre mão da estética

A maior reclamação dos pacientes que usam o aparelho ortodôntico comum nos dentes é a estética. Não é raro que algumas pessoas removam os aparelhos antes de datas importantes, como aniversários e casamentos. Por isso, o aparelho lingual foi criado.

O nome pode assustar ou confundir, mas as vantagens atraem cada vez mais pacientes. A parte estética é só o primeiro fator desta técnica. Mas, afinal, o que é aparelho lingual?

O aparelho lingual é um aparelho ortodôntico posicionado na parte de trás dos dentes. Dessa forma, os bráquetes e fios ficam totalmente escondidos e não interferem na harmonia facial do paciente.

Sua lógica de funcionamento é igual a do aparelho comum. Em alguns poucos casos e tratamentos, essa técnica pode ser um pouco mais rápida. Com aparelho ortodôntico lingual, todo o tratamento pode ser feito de forma discreta e segura, resolvendo o principal problema dos convencionais.

Vantagens do aparelho ortodôntico lingual:

O que muda no tratamento? E a velocidade? Dificulta a higiene? Essas são as principais perguntas sobre o tema. As vantagens de usar o aparelho dental lingual respondem todas elas:

  • Por conta de sua posição na boca, o aparelho lingual tem como maior vantagem a estética. É o único aparelho que não pode ser visto quando o paciente sorri ou fala.
  • Sua posição também permite que o paciente veja claramente os efeitos do tratamento. A diferença ao longo do tempo é perceptível no dia a dia, o que estimula o paciente a seguir em frente com o método.
  • Apesar da língua ter contato direto com os bráquetes, o incômodo passa assim que a boca se acostuma com o aparelho. Dessa forma, a posição não gera dor ou eventuais machucados.
  • Em alguns casos, esse modelo diminui o tempo de tratamento. O motivo é simples: a distância entre os bráquetes é menor, o que intensifica o resultado.
  • A limpeza e higiene pode ser feita da mesma forma que do aparelho convencional. Sua posição não aumenta nem diminui os cuidados que devem ser tomados, como o uso de uma escova adequada e fio dental resistente.

E as desvantagens:

A maior desvantagem do aparelho dental lingual é o preço. Como oferece os mesmos resultados do aparelho convencional, cabe ao paciente decidir se a estética vale o dinheiro a mais investido.

Quanto a quebra de peças, as chances são iguais aos do convencional, e os cuidados a serem tomados também são os mesmos. Impactos fortes, comer alimentos duros ou morder objetos resistentes podem levar a quebra dos braquetes.

Quem pode usar o aparelho lingual?

Esse modelo pode ser usado por todos os tipos de paciente. É mais recomendado para pessoas que necessitam da estética para o trabalho.

No entanto, recomenda-se que não seja usado por crianças por conta do alto valor investido. Como os pequenos têm maior propensão a quebrar os aparelhos e o fator estético não é tão forte, o convencional ainda é uma opção mais vantajosa que o aparelho lingual.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.