Entenda como funciona a manutenção ortodôntica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não deixe a manutenção ortodôntica para depois, ela é fundamental para o tratamento ortodôntico

Utilizar aparelho ortodôntico, inevitavelmente, modifica nossa vida de diversas maneiras. Reservar um tempo para realizar a manutenção ortodôntica talvez seja a mais importante delas.

Muitas pessoas tem preguiça, esquecem ou acabam colocando a manutenção ortodôntica em segundo plano. Mas saiba que ela pode ser um divisor de águas durante o tratamento ortodôntico.

A manutenção ortodôntica é uma consulta com o ortodontista, normalmente realizada uma vez por mês. Nela, o profissional substitui o arco ortodôntico, troca as ligaduras elásticas e realiza uma limpeza geral. Além de poder detectar qualquer outra anormalidade no aparelho dental.

Como funciona a manutenção ortodôntica

A manutenção do aparelho ortodôntico consiste principalmente na ativação do arco para que os dentes continuem o processo de alinhamento.

Existem vários tipos de arcos, formados de vários materiais, mas de um modo geral, o fio tem uma memória.

Quando os dentes estão tortos, ao entrar no braquete de cada dente, o fio fica torto também. Ele tende a retornar a sua forma original, por isso vai se alinhando e, consequentemente, alinhando os dentes simultaneamente.

Em média, o fio tem uma vida útil de 30 dias, por isso a manutenção ortodôntica deve ser realizada nesse intervalo.

As borrachinhas do aparelho (ligaduras elásticas) também tendem a se degradar, perdendo a sua força e cor, por isso também são trocadas.

Realizar a manutenção do aparelho  também é fundamental para a higienização da boca.

O uso do aparelho costuma dificultar bastante a higienização bucal. Assim, a manutenção também tem como finalidade remover o tártaro, a placa bacteriana e a sujeira.

Além disso, principalmente quando o aparelho foi recém colocado, é papel do dentista conferir se está tudo certo, se o tratamento está cumprindo o resultado planejado. Tudo isso através da da manutenção ortodôntica.

Os riscos de não realizar a manutenção ortodôntica

O tratamento ortodôntico é realizado em fases. O aparelho é ajustado conforme a evolução dos dentes. Esse ajuste periódico é o que promove o alinhamento dos dentes.

Um dos prejuízos mais notáveis da falta de manutenção mensal é, consequentemente, um tratamento mais demorado. Caso o paciente não compareça as consultas, podem haver outros efeitos:

  • Com pouca estabilidade, os dentes podem voltar à posição anterior;
  • Há mais chances de ter cárie, gengivite (sangramento e inchaço na gengiva);
  • Os dentes podem ficar sem controle e se deslocar para a região errada;
  • Algum dente pode amolecer e até mesmo cair.

Outro fator importante é que devido à maior demanda de tempo para o tratamento, ele consequentemente acaba se tornando mais caro.

Qual o preço médio da manutenção ortodôntica?

Normalmente, a manutenção do aparelho é um processo a parte do tratamento ortodôntico, e seu valor varia de 100 a 250 reais.

Esse valor depende do tipo de aparelho utilizado pelo paciente e também do estabelecimento onde a manutenção do aparelho está sendo realizada.

Agora que você sabe mais sobre a manutenção ortodôntica, não deixe de comparecer às visitas periódicas ao dentista.  O seu sorriso e seu bolso agradecem.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.