Benefícios da resina composta em restaurações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como é realizada a restauração com esse material

A odontologia evoluiu bastante nos últimos anos. E a verdade, é que esse avanço se deve aos inúmeros tratamentos odontológicos facilitados pelo uso da resina composta.

A resina composta foi desenvolvida em meados da década de 50, e até hoje já sofre diversas transformações com o intuito de melhorar as suas propriedades.

A resina composta é um material bastante utilizado no meio odontológico com a finalidade de realizar restaurações. Sua aplicação é ampla e pode ser usada para modificar o formato dos dentes, restaurar fraturas ou lesões por cárie.

O material possui uma aparência bastante natural, sendo semelhante em cor, textura e brilho com o dente original.

A resina liga-se ao dente através de uma união micromecânica. Ou seja, conecta-se inicialmente a um sistema adesivo, que por sua vez, está ligado diretamente aos tecidos mineralizados do órgão dentário.

Como é realizada a restauração

Primeiramente é realizada a remoção da parte danificada do dente. Quando o dente está simplesmente quebrado, esse processo não é necessário.

Em seguida, a concavidade deixada no dente é devidamente higienizada. Esse processo garante que qualquer bactéria ou impureza presa ao dente sejam removidas.

Depois disso, a cavidade é selada e o material restaurador é colocado. Por fim, o dente é polido para que o excesso do material seja retirado.

Benefícios da restauração de resina composta

O tratamento de restauração de resina composta não oferece só benefícios estéticos.

O procedimento serve principalmente para que seja prevenida uma deterioração ainda maior caso o dano não seja tratado, principalmente se tratando da cárie.

Ela também faz com que o dente e a arcada dentária não sofram tanto com a sensibilidade e recuperem suas funções naturais como a mastigação, a estabilidade dos dentes e até mesmo a fonética.

Um dos principais benefícios da restauração de resina composta é que seus dentes irão ficar com um aspecto bastante natural.

Restaurações feitas com outros materiais, como ouro ou amálgama se destacam facilmente entre os dentes por possuírem uma cor bastante diferente e característica.

Isso pode prejudicar a estética do sorriso, principalmente quando o dente restaurado é bastante visível.

A resina também tende a ser melhor aceita pelo organismo do que os outros materiais citados, além de ser bem mais acessível financeiramente.

Durabilidade

Aqui está um quesito em que a resina odontológica perde. A durabilidade dela é inferior quando comparada a de outras restaurações, variando de 3 a 10 anos.

Mas vale lembrar que nenhuma restauração dura para sempre. Todas elas sofrem fortes pressões dias após dia, podendo trincar e se danificar sem que você perceba.

Por isso, é fundamental que você visite regularmente seu dentista e realize a substituição da restauração sempre que necessário.

Contraindicações

Apesar de se destacar em diversos aspectos, existem casos onde a resina composta não é indicada. Isso acontece quando o dente do paciente possui:

  • Infração marginal;
  • Cárie recorrente;
  • Contração de polimerização;
  • Dificuldade de reconstrução do contato proximal.

Com exceção a esses casos, as restaurações de resina composta são uma excelente opção de tratamento para quem deseja voltar a ter um sorriso bonito.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.