Etapas do tratamento ortodôntico e principais indicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça todas as fases e saiba quando o tratamento ortodôntico é necessário

A ortodontia estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições e seus desvios. Prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias, o ortodontista é o profissional responsável pelo tratamento ortodôntico.

Talvez a grande procura pelo tratamento ortodôntico seja a busca por uma melhora estética, tanto no sorriso, quanto no formato do rosto. Mas, acima de tudo, realizar o tratamento e usar o aparelho é uma questão de saúde e bem estar.

O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária, ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores. Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição e também da fala.

A realização do tratamento se dá por diversas formas, sendo as mais comuns pelo uso de aparelhos ortodônticos fixos e/ou móveis.

Os aparelhos possuem o papel de corrigir as falhas dentárias da mordida. Vamos detalhar um pouco mais como é realizado o tratamento.

Diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico

Essa é a fase inicial do tratamento ortodôntico, e é quando ocorre o primeiro contato do ortodontista com seu paciente. É realizado um exame para a obtenção de um diagnóstico.

Depois da avaliação, o dentista pode pedir alguns exames extras caso julgue necessário.

Assim, o ortodontista observa as alterações encontradas e explica ao paciente, que informado, decide o qual a melhor decisão a ser tomada.

Instalação do aparelho dentário

Após a tomada de decisão do paciente, a segunda parte do tratamento é a instalação do aparelho ortodôntico. Existem aparelhos específicos para cada caso.

No ato de sua instalação os dentes e músculos já começam a se movimentar, iniciando a correção do problema.

Alinhamento dental

Uma parte de extrema importância durante o tratamento é o alinhamento. Os dentes devem estar alinhados e nivelados para que a movimentação da boca seja completamente natural.

A primeira correção é feita com fios mais leves e finos, que giram para que os dentes se alinhem na posição correta.

Em alguns casos, é realizado o tratamento ortodôntico com extração de dentes, mas na maioria das vezes o alinhamento ocorre naturalmente e sem maiores problemas.

Correção dos dentes

Agora com os dentes alinhados e nivelados, o objetivo do tratamento ortodôntico passa a ser a correção do problema. Nessa etapa são utilizados fios de aço mais grossos que na anterior.

Eles se combinam com elásticos e têm a função de fechar espaços e mordidas abertas, corrigir desvios ou qualquer problema identificado inicialmente.

Finalização do tratamento ortodôntico

Depois da correção, o paciente passa por um processo de finalização. Nesse estágio são utilizados braquetes e elásticos verticais para dar acabamento.

Essa fase é de extrema importância, pois é aqui onde tudo o que foi feito durante o alinhamento e a correção é fixado.

Contenção dos dentes

O aparelho ortodôntico é retirado, e os dentes passam por um processo de adaptação às novas posições.

Pode ser necessário o uso de contenções fixas ou removíveis para dar estabilidade ao que foi realizado durante o tratamento.

Depois dessa fase, as visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes. Mas isso não quer dizer que o paciente deve deixar de visitar um dentista.

Cada pessoa reage ao tratamento ortodôntico de uma maneira diferente, portanto, não é possível estimar o tempo exato de duração do processo completo. Assim, isso varia de acordo com o problema a ser resolvido, e também vai de acordo com o organismo de cada paciente.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.