Como fidelizar pacientes? Confira 3 passos infalíveis

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Confira aqui dicas para o profissional conseguir fidelizar pacientes

Você já reparou que existem pacientes que sempre fazem atendimentos e procedimentos com você? Se a resposta for sim, isso é um ponto positivo para a sua carreira! Isso quer dizer que você está conseguindo fidelizar pacientes.

Se você quer saber mais sobre como fidelizar pacientes, então fique neste artigo. Vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.

Fidelizar pacientes é muito importante para o profissional. Esse é um ótimo parâmetro para avaliar o seu atendimento. Além disso, é por meio da fidelização que o profissional conquista espaço no mercado.

Importância da fidelização

Garantir a fidelização de pacientes é, como já vimos, essencial para conquistar espaço no mercado odontológico.

Quando você ganha a confiança do seu paciente, as chances dele te recomendarem para um parente ou amigo são altas. Por isso, a sua avaliação como profissional ou clínica, só cresce.

Além disso, é a partir da conquista de fidelizar os pacientes da sua clínica que você consegue analisar como está a sua performance como profissional.

Quanto mais pacientes fidelizados, maiores são as chances de você estar atuando da maneira certa.

Como faço para fidelizar pacientes?

Agora que você entendeu a importância de buscar a fidelidade de seu paciente, vamos descobrir sobre estratégias de relacionamento!

Tenha empatia

  • Explique com detalhes como será a consulta, o procedimento ou o tratamento odontológico;
  • Procure usar uma linguagem simples;
  • Se possível, procure por um método que possa simular visualmente o procedimento ou tratamento. Assim, o paciente consegue entender detalhadamente o procedimento ou tratamento;
  • Trace procedimentos e tratamentos compatíveis com a rotina do paciente;
  • Esteja aberto para tirar possíveis dúvidas dos pacientes; e
  • Oriente sobre cuidados com a saúde bucal.

Otimize a relação

Durante os atendimentos, faça os exames completos. Assim, você consegue acompanhar toda a evolução clínica do paciente. Inclusive, ele também fica informado sobre a sua saúde bucal.

Além disso, não esqueça de sempre aprimorar as suas técnicas durante as consultas. Por isso, sempre fique atento para as inovações e tecnologias da área odontológica.

Foque no marketing odontológico

O marketing odontológico é uma estratégia empresarial com o objetivo de otimizar os lucros e atrair mais clientes dentro do espaço odontológico. Nessa área, é preciso entender como o público-alvo se comporta.

Um dos primeiros passos é determinar qual é a sua persona, ou seja, qual o perfil do seu cliente. Determine idade, a renda, a profissão, os hobbies e as metas da sua persona.

Só assim você conhecerá sobre o que ela procura dentro da área de odontologia.

Além disso, prepare sua equipe para lidar com questões internas e externas do consultório. Treinamentos de como lidar com o público e concorrentes são recomendados.

E, é necessário que você conheça o produto que vai oferecer ao seu público. Por isso, saiba os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Não tenha pressa! Faça com calma e mantenha o foco.

Ainda, tenha noção de como se aproximar do seu público. Desse modo, tente produzir conteúdos para as redes sociais, veículos locais e faça conexões.

O seu marketing só será um sucesso quando você conseguir manter um equilíbrio entre todos os pontos do plano.

Com o fortalecimento do marketing odontológico, o profissional consegue atender de forma otimizada o paciente. Assim, você consegue fidelizar pacientes de forma eficiente!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

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