O que é CAD/CAM e como ele pode revolucionar a vida dos dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ao juntar modernidade e praticidade, o CAD/CAM promete mudar os atendimentos

A tecnologia é a maior aliada dos dentistas para fornecer diagnósticos e tratamentos rápidos e eficazes. Ela é, também, uma exigência dos pacientes. A inclusão de máquinas como o raio X e a CAD/CAM, na vida dos dentistas, mostram que esse cenário só tende a crescer.

A perda ou comprometimento dos dentes passou a ser mais um fator revolucionado pela tecnologia. Fatores como idade, higiene bucal e acidentes estragam milhares de sorrisos todos os anos. O mais novo equipamento que pode ajudar nesses casos é a máquina CAD/CAM.

A CAD/CAM é um equipamento que permite ao dentista desenhar e produzir uma prótese em minutos. Com essa máquina, o profissional pode entregar a prótese definitiva em uma sessão.

Esse processo acelera o tratamento, com maior custo benefício. Quer entender todo esse processo? Então vamos aos detalhes.

O que significa CAD/CAM?

O nome é formado por duas siglas que resumem as funções do aparelho. CAD significa desenho assistido por computador (computer-aided design, em inglês) e CAM é manufatura assistida por computador (computer-aided manufacturing, em inglês).

Como o aparelho funciona?

Basicamente, o aparelho de CAD/CAM une duas tecnologias: o scanner (CAD) e a manufatura (CAM).

As duas são ligadas pelo software que permite a coleta e transmissão de dados, assim como a produção do material para que se encaixe nas necessidades do paciente.

Se o paciente precisar de uma prótese, o dentista a pode confeccionar na hora. O passo a passo é o seguinte:

  • O dentista utiliza o CAD para escanear a boca do paciente;
  • Pelo computador, o profissional projeta a prótese;
  • Com o projeto pronto, o CAM produz a peça com o material escolhido previamente.

Os benefícios do CAD/CAM

Além da rapidez e praticidade, outros fatores também fazem do CAD/CAM um aparelho revolucionário. Alguns deles são:

  • Autonomia: com o aparelho em mãos o dentista não depende mais dos laboratórios para produção. Você pode oferecer um tratamento seguro e na hora para seus pacientes, tendo certeza de como a prótese foi feita e quais os dados utilizados.
  • Adeus, moldes!: por conta do scanner, o dentista não precisa mais moldar a boca do paciente. Isso evita problemas como: pacientes que não toleram o uso da massa, erros na moldagem, perda ou desvio da moldagem.
  • Diminui as falhas: com o suporte do scanner e do computador, o dentista elimina diversas falhas que podem ocorrer devido a produção artesanal ou aos erros primários de moldagem.

Quais os materiais que a CAD/CAM aceita?

A máquina foi projetada para oferecer ao dentista a melhor opção. Por isso, a máquina de CAD/CAM aceita diversos tipos de materiais.

O profissional pode escolher o que melhor se encaixa nas necessidades e no bolso do paciente.

Alguns dos materiais aceitos são: cerâmica feldspática, zircônia, cerâmicas híbridas, dissilicato de lítio, metal pré-sinterizado e PMMA para provisórios e calcinável.

E qual o preço?

Não há um preço fixo para o aparelho de CAD/CAM. Você pode encontrar o produto sendo vendido completo, com valores acima de 100 mil reais.

Também está disponível a venda dos produtos separados, com partes sendo vendidas acima de 30 mil reais.

Pelo preço do produto, é importante que você pesquise e escolha cuidadosamente a marca. Confira o feedback de outros dentistas.

Cheque a disponibilidade de manutenção e o suporte oferecido pela empresa. Lembre-se: adquirir uma máquina de CAD/CAM é um investimento alto para longo prazo, então não faça compras impulsivas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!