Restauração dentária soluciona problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como o simples tratamento com a restauração dentária ajuda na estética dental

Muitas doenças, como cárie e gengivite, indicam alteração na saúde bucal e podem causar lesões na arcada dentária. Dentes quebrados, mesmo que por razões puramente estéticas, também podem ser um transtorno. Para pacientes que sofrem com essas situações, o mais indicado é a restauração dentária.

Os materiais mais utilizados na restauração dentária são: porcelana, ouro ou resina composta. O tipo usado no procedimento será escolhido pelo paciente e pelo dentista, a partir do diagnóstico e da avaliação do profissional.

Restauração dentária é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou uma cárie. Ela permite que o dente restabeleça sua forma natural, função, alinhamento e estética.

Antes da restauração dental, o dentista fará um diagnóstico para ver se o procedimento é necessário. Durante a avaliação na primeira consulta, o profissional utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies dos dentes afetados.

Na verificação, o cirurgião-dentista também pode usar exames radiográficos para ter uma análise mais minuciosa.

O material das restaurações também será avaliado a partir de suas vantagens e desvantagens. Portanto, alergias, local afetado, custo e a extensão do preparo são alguns dos aspectos a serem discutidos antes da decisão final.

Como é feito o procedimento de restauração dentária?

Muitos pacientes têm dúvidas sobre como o procedimento de restauração do dente é realizado. É bom lembrar que esse processo é bem simples e eficaz. Entre os passos para a restauração do dente, estão:

  • Diagnóstico de cárie ou dente fraturado;
  • Escolha da restauração dental como tratamento;
  • No dia do procedimento, o dentista utiliza a anestesia local;
  • O dentista remove a parte deteriorada e faz uma limpeza;
  • Depois da limpeza, o dentista preenche a cavidade vazia com um material específico; e
  • Por fim, o espaço é fechado e as bactérias são impedidas de entrar.

Custos da restauração dentária

A restauração dental é simples e rápida. O valor da restauração vai depender do local onde o paciente irá fazer o procedimento e qual material será usado. No entanto, os preços variam de R$100 a R$300.

Cuidados após a restauração dental

Após o procedimento de restauração do dente, o paciente deve ter ainda mais cuidado durante os procedimentos de higiene bucal. Esse tipo de cautela afeta diretamente em quanto tem a restauração dentária irá durar.

É essencial o cuidado com os passos de escovação dos dentes e a utilização de fio dental ao término de cada refeição. Desse modo, depois acordar e antes de dormir também são horários recomendados pelos dentistas.

Alguns alimentos e bebidas, como refrigerantes, chás, chocolates e cafés podem manchar o material escolhido para a restauração. É aconselhável a limitação do consumo deles.

O tabagismo também provoca desgastes na coloração do material. Dessa forma, é essencial diminuir o fumo após a realização do procedimento.

Visitas regulares ao dentista para exames e checagens são extremamente necessárias para que o material da restauração do dente com cárie ou quebrado permaneça impecável.

É importante lembrar que o material da restauração dentária pode ser retocado ou trocado na superfície dependendo de como o paciente cuidar da sua manutenção. No entanto, o processo é simples e rápido.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.