Espelho de dentista é fundamental no atendimento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O formato do espelho ajuda a visualizar a boca de um paciente

Ao longo do tempo, diversas ferramentas foram criadas para facilitar e otimizar o trabalho dos dentistas. O espelho de dentista é uma delas.

Você sabia que o espelho de dentista é uma das ferramentas mais utilizadas durante um atendimento e pode ter em diferentes tamanhos?

O espelho odontológico auxilia o profissional a visualizar de maneira completa e integral a boca do paciente. Isso proporciona a identificação e reconhecimento de possíveis problemas dentais.

É através do espelho odontológico que um cirurgião-dentista pode, por exemplo, descobrir a existência de uma cárie nos dentes localizados ao fundo da arcada dentária.

Formato do espelho de dentista

Espelho bucal tem formato específico para análise dos dentes

A ferramenta conta com uma cabeça circular e plana, onde fica localizado o espelho, e um cabo. Além disso, seus tamanhos são divididos por números.

Os espelhos bucais de tamanho 4 e 5 os mais utilizados em procedimentos e atendimentos odontológicos.

Em geral, os equipamentos de números menores ganham utilidade em atendimentos à crianças muito pequenas ou trabalhos com isolamentos absoluto.

A técnica do isolamento absoluto é utilizada para conseguir a mais alta qualidade dos aparelhos de restauração dentária, evitando o contato entre a umidade da boca e os tecidos moles do paciente.

Funções do espelho de dentista

Qual a importância dos espelho do dentista?

Seu formato plano ou côncavo serve para aumentar a imagem refletida, possibilitando que o profissional tenha uma visão ainda mais ampla da boca do paciente.

Desse modo, fornecer a visão indireta é a principal função do espelho do dentista. Ela se faz necessária nas partes da boca difíceis ou impossíveis de enxergar.

Um exemplo delas é a superfície lingual dos dentes incisivos. Além disso, algumas áreas da boca, apesar de serem visíveis, não contam com iluminação suficiente para serem analisadas.

Assim, o espelho bucal é utilizado como uma maneira de refletir a luz sobre essas regiões da boca. Isto se torna mais útil ainda se o espelho é simultaneamente utilizado para a visão indireta área obscurecida.

Fora isso, a ferramenta também é utilizada para retrair tecidos moles, como a língua ou bochechas, possibilitando assim uma melhor visualização do dente.

A falta de um espelho de dentista em um consultório odontológico traria grandes complicações para o profissional ao realizar o atendimento.

Isso porque a ferramenta possibilita uma forma mais confortável para o profissional posicionar seu corpo.

Desse modo, uma postura desconfortável, se adotada diariamente, pode provocar problemas crônicos na coluna vertebral.

Outras ferramentas do consultório odontológico

Funções do espelho odontológico

  • A pinça clínica serve para pinçar materiais, e, assim, levar até a boca do paciente;
  • Sonda exploradora atua na identificação de cáries ou alterações dentária;
  • O escavador é próprio para escavar material cariado e realizar a avaliação do grau do dano provocado;
  • O Hollemback é útil na inserção de materiais pastosos na cavidade dentária;
  • A seringa pela qual é aplicado o anestésico no paciente recebe o nome de carpule;
  • Cubas metálicas são feitas em aço inox e podem estar em diferentes tamanhos. Elas são utilizadas para a colocação de materiais, como álcool iodado e solução fisiológica;
  • Bandejas metálicas, também feitas em aço inox, servem para a colocação dos instrumentos necessários para o atendimento;
  • O fórceps é útil para extração de dentes de leite ou permanentes;
  • As brocas odontológicas também atuam na remoção de cáries e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações;

Todas essas ferramentas, juntas ao espelho de dentista, se mostram essenciais para o bom atendimento odontológico. Contudo, é essencial lembrar que elas devem estar devidamente limpas e higienizadas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.