Odontologia digital oferece novas possibilidades aos dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A tecnologia chegou aos consultórios e promete revolucionar o dia a dia dos dentistas

Não é de hoje que a tecnologia tomou conta dos nossos dias. Estamos sempre conectados! E é claro, que essa era também chegaria aos consultórios dos dentistas: a odontologia digital não é mais algo do futuro.

A odontologia digital já está aqui, ao alcance de todos. E quem não se adaptar ficará para trás no mercado. Por isso, esse artigo é para você que quer conhecer mais sobre esse conceito, os materiais envolvidos e os equipamentos disponíveis.

Odontologia digital é um conceito, onde a tecnologia está presente em todos os passos. Os exames, planejamentos  e tratamentos são todos feitos com materiais e equipamentos de ponta, com suporte de softwares e, claro, da internet.

Como trabalhar com a odontologia digital

Infelizmente, migrar para a odontologia digital não é tão instintivo quanto se imagina. Isso porque você deve mudar seu jeito de ver o paciente, sua organização, seu tempo de consulta… E por aí vai.

A partir do momento que o digital se tornar parte da sua consulta, você atuará em dois campos diferentes: o físico e o digital. Os dados, planejamentos, arquivos, imagens… Tudo ficará no digital, ainda que dependa do físico.

Essa transição pode causar uma certa dor de cabeça e confusão no início. Seu paciente, por exemplo, será digitalizado e você o acompanhará sobre duas perspectivas: a digital e a física.

Para entender melhor esse conceito, colocamos três fases que você irá passar com seu paciente para que o digital funcione no seu consultório:

Fase 1

O primeiro passo é capturar informações do seu paciente, muito além das anotações tradicionais. Utilizando seus novos equipamentos e materiais, você irá fazer um registro completo do seu paciente, como:

  • Câmeras: fotos e vídeos do sorriso, posição de mandíbula e outros pontos importantes da mordida e estética do seu paciente devem ser registrados desde o primeiro dia para que você possa acompanhar a evolução, manter essa memória digital e, claro, fazer o planejamento ideal de tratamento.
  • Scanner intraoral, tomografias e outros exames de imagem digital: todos os exames feitos pelo seu paciente devem ser digitais para serem anexados ao arquivo dele em seu software.
  • É importante que as anotações de consulta, observações e planejamentos sejam todos registrados e colocados também no digital. Isso garante que nada se perca e que você ou outro profissional tenham a visão mais real possível do caso.

Fase 2

Seu paciente já foi digitalizado, você tem todos os dados que precisa no digital. Agora é hora de planejar todo o tratamento pelo software.

É importante que você tenha em mãos um software que se adapte a suas necessidades.

Há no mercado softwares específicos para diversas especialidades da odontologia, onde todos os tratamentos são possíveis de serem projetados.

De uma restauração simples até um planejamento cirúrgico, tudo pode ser feito digitalmente!

Fase 3

Essa fase pode variar dependendo da sua especialidade e do tipo de tratamento que será feito. Para profissionais que farão implantes, aparelhos ortodônticos, entre outros, essa fase envolverá a fresagem ou impressão 3D.

A fresagem é o processo que transformará o digital em físico. Desse modo, os produtos podem ser feitos em cerâmica, resina, dentre outros materiais.

Alguns produtos podem ser feitos para uso, mas também podem ser feitos moldes e outros produtos de necessidade para o tratamento.

Ao mesmo tempo, essa pode ser a fase de compartilhar os arquivos. Sim!

O tratamento é feito com outros profissionais? Bem, você pode compartilhar o planejamento e os arquivos com os dados que você coletou.

Você precisa de uma peça feita pelo laboratório? Você pode compartilhar as medidas exatas pela Internet e receber o produto exatamente como você precisava.

Depois dessas três fases, é só seguir com o tratamento planejado. Você deve se lembrar de registrar todos os avanços e mudanças até o fim do tratamento!

Como adaptar o consultório para a odontologia digital?

Adaptar seu consultório para o digital vai exigir muito investimento.

Não apenas dos aparelhos que você precisará comprar, mas também dos livros, cursos e congressos sobre odontologia digital que você deve ir para se capacitar e fazer o melhor uso dessa nova tecnologia.

Por isso, antes de comprar qualquer equipamento, aconselhamos que você estude e planeje. Quais são os novos produtos no mercado? O que eles oferecem? Qual a vantagem para os diagnósticos? Qual a vantagem financeira?

Vamos te ajudar a responder algumas dessas perguntas.

Mas é importante que você converse com outros profissionais da sua especialidade. Desse modo, vá a Congressos e faça cursos para que essa adaptação, tanto sua quanto do consultório, seja mais simples!

Equipamentos digitais

Há uma série de equipamentos no mercado que ajudam a transformar seu consultório e seu modo de trabalho. Citaremos aqui alguns deles, com link para você conferir os artigos feitos sobre cada um:

Quais as vantagens para os diagnósticos?

Selecionamos algumas vantagens que estão em comum com todas as especialidades no uso da digital odonto:

  • Precisão no diagnóstico;
  • Facilidade em tratamentos multidisciplinares;
  • Facilidade no planejamento;
  • Produção dos produtos e moldes in loco;
  • Melhor apresentação para os pacientes;
  • Possibilidade de comparação pré e pós tratamento.

Gostou da odontologia digital? Ela exige que os dentistas se modernizem e invistam, mas trás diversas vantagens. É o futuro na palma das mãos de todos os profissionais!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!