Digital Smile Design facilita tratamentos estéticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a ferramenta que nos aproxima no sorriso perfeito

O sorriso perfeito é um sonho para muitas pessoas. É por isso que a odontologia se empenha em entregar cada vez mais ferramentas para tornar esse sonho realidade. O Digital Smile Design é uma delas.

Nesse artigo vamos conversar mais sobre essa nova ferramenta, como ela funciona e suas vantagens para os tratamentos na odontologia estética. Para começar, o que é o Digital Smile Design?

O Digital Smile Design ou DSD, é uma ferramenta digital que facilita o planejamento do tratamento estético. Ele é parte do conceito do Smile Design, que envolve alguns processos específicos onde o sorriso do paciente é analisado a partir da face, para que o melhor plano de ação seja traçado.

O DSD permite que o paciente e os outros profissionais envolvidos no processo possam visualizar qual é o resultado final esperado e quais as etapas para se chegar nele.

Como o Digital Smile Design funciona?

O paciente chega no consultório e apresenta suas queixas – para ele, seu sorriso não está perfeito.

Depois de uma análise clínica, onde o dentista checa se há algum quadro de doença que pode estar afetando esse sorriso, o procedimento com o DSD começa de fato.

O cirurgião-dentista tira uma série de fotos do paciente, em um pequeno estúdio, onde ele irá pegar todos os ângulos do sorriso.

Com essas imagens, o dentista e o paciente serão capazes de delimitar todos os erros do sorriso, ou até mesmo da face, e quais são as mudanças necessárias.

O software do DSD facilita esse processo. Com as fotos no computador, o software irá montar uma projeção do que seria o sorriso perfeito naquele paciente.

No computador, o dentista mostra ao paciente todo o que seria o resultado ideal. Assim, ambos podem conversar sobre os passos até lá, as vontades e limites do paciente.

A partir daí, começa o planejamento DSD. Todos esses arquivos podem ser facilmente compartilhados!

O dentista consegue passar exatamente o que precisa para os profissionais que irão produzir as próteses, lentes, aparelhos ou o que for necessário.

O índice de erro nessas produções é quase totalmente reduzido, pela exatidão dos dados e visualização fácil do resultado final.

Qual a diferença entre um dentista e um designer de sorriso?

Todo designer de sorriso é um dentista, mas nem todo dentista é um designer de sorriso! E isso é fácil de ser explicado.

O profissional que aplica o DSD em seus tratamentos tem uma visão diferenciada do odontologista estético comum. Isso porque o Smile Design é um conceito que segue certas regras de planejamento e execução.

Para o designer de sorriso a estética não é mais importante que a função e a biologia. No entanto, é ela quem define a visão inicial e permitirá a integração desses pontos no melhor resultado estético possível.

É por isso que ele utiliza o plano de tratamento guiado pela face. Esse conceito confirma a importância de projetar antes de se planejar, regra básica do Smile Design.

O processo para elaborar um plano de tratamento começa no rosto, com base em um projeto de desenho de sorriso.

Quando o plano de tratamento está definido, os procedimentos clínicos são organizados a partir das questões básicas biológicas e funcionais para definir os estágios do resultado final estético desejado.

Quem pode utilizar o DSD?

Qualquer dentista pode adquirir o Digital Smile Design e se especializar na aplicação da técnica. O investimento pode variar de acordo com o número de equipamentos que você terá que comprar e os cursos que optar fazer!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.