Aumento da procura por tratamentos estéticos gerou crescimento na área
No mundo moderno, as pessoas se preocupam cada vez mais com seu próprio bem-estar e aparência. Sendo assim, o sorriso não poderia ser esquecido e para cuidar dele existe a estética dental.
O consumo de alimentos ou líquidos com alta quantidade de pigmento, deixa os dentes com tons mais amarelados. Assim, o aspecto natural dos dentes se perde e causa desconforto. Essa é uma das áreas de atuação da estética dental.
Estética dental, também conhecida como dentística, é o ramo da odontologia que tem como foco a estética dos dentes. Ou seja, a aparência e a cosmética dos sorrisos.
Para isso, promove a restauração e o tratamento dos dentes por meio de diversas técnicas, como clareamento dental, facetas de porcelana e lentes de contato dentais.
Esses procedimentos vêm se tornando populares entre os pacientes que querem alcançar um sorriso belo. Até porque, com o passar dos anos, é inevitável que problemas dentários surjam e tragam incômodo aos pacientes.
Estética dental além da aparência
Contudo, se engana quem pensa que a dentística é exclusivamente voltada à aparência dos dentes.
Essa área da odontologia também é combinada com a realização de tratamentos dentários, como cuidados com cáries, próteses ou problemas gengivais.
Assim, pode-se restabelecer a perfeita funcionalidade da arcada dentária do paciente.
Principais procedimentos da estética dental
O número de técnicas e métodos utilizados pela especialização da odontologia estética é muito variado e tende a crescer cada vez mais com o avanço das tecnologias.
A profilaxia, o alongamento ou diminuição de dentes e gengivas e as lentes de contato dentais são exemplos de técnicas usadas pela dentística.
Entre os procedimentos mais comumente procurados pelos pacientes, estão:
- O clareamento dental, que usa de substâncias específicas para branquear os dentes;
- As facetas de porcelana, no qual são utilizadas lâminas de porcelana para fazer a cobertura dos dentes sem que haja interferência na estrutura dentária;
- Os implantes, que são realizados com o encaixe de pinos para substituir raízes dentárias;
- A gengivoplastia, que consiste na extração de partes da gengiva;
- A bichectomia, que consiste na extração de gordura da bochecha.
Especialização em estética dental
O profissional que quer se especializar na área da odontologia estética pode procurar por cursos de aperfeiçoamento ou até mesmo de pós-graduação. Estágios ou atividades relacionadas à estética também são indicados.
A área da odontologia estética está se desenvolvendo com grande rapidez e ganhando bastante espaço no mercado.
Dados publicados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) afirmam que a busca por procedimentos estéticos cresceram em 300% nos últimos anos.
O número de profissionais interessados em trabalhar com essa especialidade também cresceu, consequentemente. Com isso, há a expansão e o conhecimentos de novas técnicas.
Cuidar do sorriso está intrinsecamente ligado ao aumento da autoestima da pessoa.
Isso porque dentes mal formados ou prejudicados por alguma doença gera sentimento de vergonha e constrangimento. A pessoa perde sua liberdade de sorrir.
A estética dental serve tanto para melhorar a aparência, quanto para dar um incentivo para que a pessoa viva uma vida mais feliz.